segunda-feira, 23 de maio de 2011

Última Hora


FC PORTO MUDA-SE PARA A LIGA ESPANHOLA

Por Zé Bento *


O presidente da Real Federación Española da Fútbol, Ángel María Villar, felicitou hoje o FC Porto por ter vencido “amplamente” a Taça de Portugal. Ao mesmo tempo, Ángel informou Pinto da Costa que pode começar a preparar a mudança de residência para Vigo pois, aconteça o que acontecer, na próxima época, o FC Porto tem garantida a sua presença na Liga Espanhola, na Copa del Rey, e até na Copa de la Reina se assim entender.

Embora seja patente que o FC Porto, neste momento, em Portugal, não tem concorrentes nacionais à altura, como prova o seu triunfo em toda a linha na época que ora termina, a deslocalização para Espanha é, pode dizer-se, meramente uma questão de ciúmes. Surge como reacção portista, por um lado, à recente desfeita do Secretário de Estado Laurentino Dias ao apoiar o Sporting de Braga na final da Liga Europa e, por outro, à absurda insistência na final da Taça em terras moçárabes.

O Footbicancas sabe que o FCP esteve indeciso entre as ilhas Caimão e o off-shore da Madeira e acabou por se decidir por Espanha porque, deste modo, acaba o problema dos jogadores quererem sair do clube para jogarem a Liga Espanhola. “Além disso”, confessa Reinaldo Teles, “parece que o Laurentino lá não manda nada e a Taça joga-se onde der mais jeito. Espanha tem o inconveniente do terrorismo, mas nós também levamos os Superdragões e fica ela por ela”.

Incontactável, Pinto da Costa, esta noite, com as pantufas com pompons calçadas e a Fernandinha a fazer-lhe cafuné, enquanto assistia pela RTP a mais um episódio da série “Mistérios de Lisboa”, começou já a delinear a próxima época, mantendo longa conversa telefónica com o empresário Jorge Mendes, que está mandatado para abarbatar qualquer eventual “fruta podre” que venha a surgir no regabofe de Alvalade.

O repóter ouviu Luís Filipe Vieira: “Tenho pena de ver partir o clube de que sou sócio. É um rude golpe na literatura de memórias, na indústria cinematográfica e na comercialização de bolas de golfe. Mas aplaudo de pé e se for preciso até levo o Pinto da Costa à entrada da A3 ou a Pedras Rubras, com champanhe e a cantar Apita o comboio”.

* Futebólogo e crítico tauromáquico / Footbicancas

Sem comentários:

Enviar um comentário