sexta-feira, 6 de maio de 2011

Toques de Cabeça


Braga 1-0 Benfica (Liga Europa)

GLORIOSA DERROTA
Por JMMA


Ainda bem que a época, para o Benfica, acabou esta noite. Mais um jogo como o de Braga e é quase certo que me iria dar uma coisa má. Já tinha cometido a asneira de ir à Luz ver a auto imolação na meia-final da Taça de Portugal contra o Porto. Esclareço: a asneira não foi ir, foi ver. Sofrer três golos em 10 minutos depois de uma hora a engonhar à sombra do 2-0 da primeira mão, e acabar por perder a elinatória por 3-3 – sou franco, não há coração que aguente.


Hoje com o Braga foi outro daqueles jogos que a gente há-de fazer tudo para não contar aos netos, supondo que as exibições do Benfica nos permitem chegar a tê-los. Se ao Braga bastaram 18 minutos para virar a eliminatória, em 72 minutos (meus Deus, 4 vezes 18) o Benfica até tinha tempo suficiente para golear. Vi bracarenses nas bancadas a morder os cachecóis, convencidos de que era assim. No entanto, não parecia nada ser esse o propósito dos avançados encarnados. E já que a esperança de autogolo do Braga é hipótese a descartar, só agora encontrei uma explicação . Pura estratégia.


Sinceramente, gostava que o Benfica tivesse ido às duas finais (Jamor e Dublin). Mas, agora compreendo, que a derrota é o menos importante. O que interessa é que ao ser eliminado o Benfica colheu, estrategicamente, duas grandes vantagens. Façam, por favor, um esforço para analisar a situação desta maneira. Vantagem 1: Deixando cair a Taça de Portugal, o Benfica evitou ter de iniciar a próxima época a discutir com o FC Porto a Supertaça, em Agosto. Lembram-se como correu mal esse jogo ao Benfica no Verão passado e como o seu resultado marcou de forma desastrosa o desenrolar da época. E cedendo agora ao Braga a passagem para Dublin - vantagem 2: o Benfica antecipa para Maio os efeitos benéficos da vantagem 1.


Sem que eu percebesse, estes dois pesadelos, afinal, vieram realizar o sonho da minha vida. Já posso morrer. E neste momento quase me apetece.

Sem comentários:

Enviar um comentário