terça-feira, 30 de Junho de 2009

Benfica Tri-Campeão Futsal


Três anos consecutivos campeão nacional de futsal.

Gostei de ver meia equipa do futebol onze (Saviola, Sidnei, Nuno Gomes, André Luís e o treinador Jesus) a apoiar os colegas nas bancadas do Pavilhão da Luz.

Grande jogo. Grande vitória.

40.000 no Barnabeu para ver Kaka

Adiós Lucho!


Depois de uma merecidas férias, eis de novo a escrever num blog que se não fosse o JMMA estava caído ao abandono - Obrigado JMMA - diria mesmo que quase que já se começava a ver as ervas daninhas a trepar as paredes do blog. Mas adiante.

E devo dizer que o meu regresso ao blog não é o mais feliz. Primeiro porque as férias estão a acabar e depois porque o Lucho vai embora!! Valha-me deus Porto. É caso para dizer: mas porquê mãezinha? É realmente uma péssima notícia para todos os Portistas, pois o Argentino já quase que era prata da casa e a prata da casa não é vendida assim sem mais nem menos.

Nem vou falar em valores porque a mim não me interessa para nada. Tudo o que se facture com o Lucho é trocos para aquilo que ele já representava para o clube. A prata da casa não tem preço. Isto é quase a mesma coisa que se a cidade do Porto fosse agora vender a torre dos Clérigos. Não tem preço - Não se vende!

Cartão Amarelo muito avermelhado para os dirigentes do Porto! Agora, toca a comprar mais um melro qualquer, sem se saber muito bem a valia do fulano.

sexta-feira, 19 de Junho de 2009

Toques de Cabeça

Vieira Lança Livro de Colorir
JMMA

Depois Pinto da Costa ter lançado há uns meses “O Portador de Alegrias”, onde se escalpelizam os gostos artísticos e as preocupações sociais do presidente portista, foi agora a vez de Luis Filipe Vieira enveredar pelas incursões literárias. Para não se ficar atrás do inimigo do peito, Vieira deu à estampa esta semana um volume recordando os momentos mais notáveis do seu último mandato. Atendendo às eleições, o ainda presidente quis fazer um livro com o qual os benfiquistas pudessem interagir, sem os obrigar, todavia, a ler tudo de uma ponta à outra. Apresentado numa versão em papel para colorir, os leitores poderão pintar as páginas do consulado vieirista da cor que mais gostarem. As cores a aplicar alternam entre o rubro das grandes vitórias alcançadas (como a final da Taça da Liga e… agora não me lembro!) e a cor-de-rosa da esperança nas vitórias prometidas sempre além. Outras páginas (Olympiacos 5-1, Mantorras 20 milhões, FCP fora da Champions etc.) são mesmo só para riscar.

Toda a gente sabe que o dirigente encarnado, não obstante a sua natural modéstia, sempre alimentou o sonho de um dia ser levado em ombros pelos sócios do Benfica. Atentos às aspirações do líder, alguns adeptos mais próximos da actual direcção exultaram com a oportunidade e dispuseram-se a fazer-lhe a vontade. A iniciativa, embora simulada para a fotografia do livro, resultou mesmo assim numa sentida homenagem aos feitos desportivos de Luís Filipe Vieira à frente dos destinos do Benfica. Os sócios levaram-no em ombros até à Praça do Comércio para mais facilmente o atirar ao Tejo. Mas estas fotografias finais já não couberam no livro.

sábado, 13 de Junho de 2009

Vilarinho ou Viravinho?

vilarinho

 

Não podia deixar passar as declarações do ex-Presidente do Benfica e agora Presidente da Assembleia Geral, duarnte esta semana na TVI24.

 

Às páginas tantas, atirou com esta: “"O título de basquetebol não me diz nada. As modalidades são um sorvedor do dinheiro do futebol".

Acho  intolerável o desrespeito que Vilarinho demonstrou pelos atletas de Basquetebol, já por mim largamente elogiados neste espaço.

 

Após 14 anos sem conquistar este titulo, fazê-lo com 36 jogos / 36 vitórias na fase inicial (novo record nacional), e depois de um playoff com apenas 3 derrotas, ganhar a final com um claro 4-0, não lhe diz nada?!?!

 

Fica a dúvida se Vilarinho estaria sóbrio (estado raro) quando fez estas declarações.

Novela Jesus

jorge_jesus Saímos da Novela “Quique”, entramos na Novela “Jesus”.

 

Há mais de 1 mês, que a hipotética transferência vem nos jornais. Será que o Benfica, não consegue fazer um negócio “toma lá, dá cá”!

 

Hoje, já se fala em tribunais, e rescisões unilaterais. Caramba!

 

Tento sempre não elogiar o FCP, mas recordo-me bem da desvinculação do Jesualdo do Boavista. Da noite para o dia.

CR7 no Real – Transferência obscena, ou talvez não?

CristianoRonaldo2 Muitas vozes têm vindo a terreiro criticar o montante envolvido na transferência do CR7 para Madrid, principalmente neste tempo de crise económica. Até Cavaco Silva se pronunciou hoje sobre o assunto.

 

Não entendo muito bem estas criticas Se vivemos numa economia de mercado, se o Real Madrid é uma instituição privada, se a Administração do clube pensa que será um investimento rentabilizável, onde está o problema?

 

Esta decisão deverá ser apenas criticável como acto de gestão, e nunca como acto moral. E como acto de gestão, apenas os sócios do Madrid, têm voto na matéria.

 

É a isto que se chama economia de mercado. Agora já percebi porque é que o Bloco de Esquerda subiu tanto nas eleições.

sexta-feira, 12 de Junho de 2009

Toques de Cabeça

CAVACO MANDOU REPETIR AS ELEIÇÕES DO SPORTING
Por JMMA

O Presidente da República vai convocar novas eleições em Alvalade. Cavaco telefonou para a Faculdade de Direito da Praia do Meco, ouviu o constitucionalista António Gonçalves Pereira (ex-presidente do Conselho de Justiça) e o cientista Rui Santos e decidiu que o recente acto eleitoral dos leões tinha que ser anulado.

A decisão está relacionada com uma reclamação do ex-presidente leonino Dias da Cunha insurgindo-se contra o que diz ser uma clamorosa finta do “sistema”.

Para desfazer dúvidas, Cavaco encomendou ao laboratório britânico que há tempos interveio nas perícias ao sangue no caso dos McCann, análises pormenorizadas ao ADN do novo presidente eleito dos leões. A pedido de Dias da Cunha, o laboratório comparou as amostras de suor de Soares Franco colhidas durante as tensas reuniões com os credores do clube, com as do recém-eleito Bettencourt, e as conclusões agora conhecidas mostram que José Eduardo Bettencourt tem uma semelhança genética quase absoluta com Filipe Soares Franco. Ao todo, refere o laboratório, há pelo menos 1000 genes comuns entre os dois, o que levanta a possibilidade de terem sido parcialmente clonados. Um dado que coloca dúvidas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários sobre se será a mesma pessoa a ocupar o cargo. E ao mesmo tempo desilude os sportinguistas convencidos que estavam de que finalmente iriam ter um presidente, o primeiro na era pós cinco violinos e pré caos financeiro, que percebia alguma coisinha de futebol. O que em termos sportinguistas significa saber distinguir o que é ou não um atraso ao guarda-redes.

O caso é que, com a abstenção nas eleições Europeias do passado domingo a atingir níveis mais altos do que o passivo dos três grandes, Vital Moreira já apresentou um recurso à Comissão Nacional de Eleições, reclamando para si os votos de Bettencourt já que, argumenta Vital, “até temos cabelos iguais”. A Liga de Clubes, além de favorável à transferência de votos é de opinião que Vital deve ser eleito presidente do Parlamento Europeu, levando para Estrasburgo os três pilares de Bettencourt – Paulo Bento, Liedson e um sindicato bancário.

Interrogado sobre se lhe agradava a decisão de Cavaco, Dias da Cunha não podia ser mais claro: “Eeeeehhhh, você eeeeehhhh… Iiiiihhh. Pppppffffghhhhhh ahhhh…Você, … Ah!”

quinta-feira, 11 de Junho de 2009

Benfica Campeão de Iniciados


O Benfica conquistou, 20 anos depois, o título de campeão nacional de futebol de iniciados.

Depois do renascimento das modalidades, parece que a formação volta a ser aposta do Benfica. Os Juniores estão também, muito perto de se sagrar campeões.

Pelé vai de vela outra vez


Parece que o Pelé vai ser novamente emprestado. Desta vez ruma a Itália para representar o Génova.

Tenho pena que este jogador não se consiga impor no Porto. Fiquei a gostar do jogador ainda no tempo em que jogava no Vitória, num torneio qualquer da selecção sub-21. Na altura tratei logo de ver qual o clube que representava e suspirei para que o Porto o contratasse. Uns anos mais tarde lá veio ele e para meu desgosto nem aqueceu a camisola.

É certo que teve o azar de apanhar um surpreendente Fernando, mas parece que o motivo do falhanço não fica por aqui, pois, segundo se consta, o homem é tão bom jogador quanto baldas, gostando tanto da bola como gosta da noite. E já se sabe que isso no Porto não cola.

Bom, espero que vá para Itália ganhar tino e regresse ao Porto como novo, depois do Porto ter vendido o Fernando por mais uma pipa de massa.

Benfica TV

Enviaram-me isto por e-mail e na verdade é de morrer a rir. Valha-me Deus, que parolice! O JMMA falava há dias sobre as TV´s e suas audiências, mas eu pergunto se há alguém que vê este decadente programa.

Gatos Fedorentos Vs Benfica TV

quarta-feira, 10 de Junho de 2009

Shaffer já é do Benfica



Ao que tudo indica, o FC Porto chegou tarde a este.

Artem Milevskyi no Porto!

Não, o Milevskyi não está confirmado no Porto. O título representa mais um desejo meu do que outra coisa.

Caso a saída do Lisandro se concretize, eu apostava no Ucraniano. Tive a oportunidade de o apreciar quando o Dynamo de Kiev veio ao Dragão e o homem é bom de bola. Não só pelo ponta de lança que é, mas também pelo jogo que cria aos extremos das equipas e ainda pela forma como segura a bola. Para além da sua valia técnica, é uma torre de 1,90m com experiência na Champions, sendo por isso um jogador muito interessante para o Porto.

Com a pipa de massa que o Porto vai fazer neste defeso e caso se concretize a saída do Lisandro (e só neste caso), não acredito que o Porto não tenha dinheiro para este jogador de 24 anos (feitos em Janeiro) prontinho a render.
Aqui fica a minha sugestão!


OCTO-CAMPEÕES


Isto já é bater em mortos! Há que dar lugar a outros. Oito vezes consecutivas a ser campeão de hóquei começa a ser monotonia a mais. Chiça! Reparem que até os jogadores do Porto têm alguma dificuldade em anunciar o número de títulos com as mãos.

Mas não, a ambição do Porto não termina por aqui, uma vez que, não se sentindo satisfeito com 8 de seguida, o Porto anunciou o regresso do Espanhol Pedro Gil à equipa.

Posto isto, vamos lá ao nono campeonato e venha de lá um título Europeu!

Eu Voto Luis Filipe Vieira


Vieira, num golpe de teatro, provocou eleições antecipadas no Sport Lisboa e Benfica, como o próprio tanto gosta de dizer. Pois bem, eu apoio a sua candidatura e espero que ele ganhe contra vá-se lá saber quem.

É caso para dizer, caro Luis Filipe Vieira: "Tu és macaco!"

PS: Tenho muito interesse em ler a opinião dos benfiquistas, que por cá passam, relativamente a esta matéria. Agradecido.

segunda-feira, 8 de Junho de 2009

Quique fora do baralho


Parece que é oficial. Quique já rescindiu contrato com o Benfica.

O treinador que conseguiu afrontar os colossos Barcelona e Real Madrid, sendo campeão em Espanha pelo Valência, não teve sorte na Luz, entrando na máquina trituradora de treinadores que existe para aqueles lados.

Não concordo com esta decisão. Não vou dizer que Quique é o melhor treinador do mundo, mas por muito mau que seja, não será ele o principal responsável do insucesso desportivo do Benfica. Se assim fosse, o problema dos encarnados era muito fácil de resolver. Bastava substituir o treinador e já está. Algo repetidamente dismistificado nos últimos 10 anos.

Todos os anos voltamos à estaca zero.

Fica na memória, um homem com comportamento à Benfica. Educado, politicamente correcto, pouco polémico e com grande espírito desportivo.

Venho o próximo a ser triturado. Para o ano é que é!

domingo, 7 de Junho de 2009

Albânia:1 Portugal:2


Confesso-me.

Confesso que sou anti-Queiroz. Confesso que mal olho para a equipa inicial já estou a dizer mal. Confesso que após os primeiros 5 minutos já estou a vociferar quando a Selacção falha um passe. Confesso que só do Queiroz aparecer na televisão já me dá náuseas.

Mas bolas. Será que não tenho razão?! Vocês viram o jogo com a Albânia? Só não empatámos com a 90º classificada da FIFA porque Bruno Alves marcou um golo à Porto (esta é para ti Fama) no último minuto? Insiste no Pepe a trico e no Duda a defesa esquerdo? Mas porquê adaptações quando temos bons jogadores de raíz?

O Pepe afirmou-se no futebol a defesa central. Joga no Real a defesa central! Jogou no Porto a defesa central! Jogou no Marítimo a defesa central. De certeza que a forma como ele foi comido na triangulação que deu origem ao cruzamento do golo albanês, não o teria sido se estivesse a jogar a central e a saltar com o avançado que fez o golo!

Criticavam o Scolari, por convocar sempre os mesmos (na minha opinião um dos segredos para se ter uma boa equipa), mesmo quando estes não eram titulares ou estavam fora de forma, mas no jogo de ontem, o Ricardo Carvalho, o Deco, o Pepe, o Duda, o Boa Morte e o Edinho, já não jogavam há muito tempo.

E depois o Boa Morte?!?!?! quando temos o Simão e o Quaresma?? Mas porquê mãezinha.

Já confessei a minha embirração por Queiroz, mas têm de convir que ele ajuda muito a este estado de espírito. A Selecção parece a Albânia a jogar, mas sem correr metade que os Albaneses correm.

E depois a cereja no topo do bolo, é forma científica como o Queiroz sempre fala, como se o tutebol fosse matemática.

Mau de mais.

sábado, 6 de Junho de 2009

Benfica Campeão Nacional de Basquetebol


Depois de 14 anos, o Benfica consegue levantar o mais alto título nacional de Basquetebol.

Esta é para mim uma modalidade especial. Fui federado até entrar para a faculdade, ganhei o campeonado de Basquetebol de Desporto Escolar de Lisboa, e cresci a ver uma grande equipa de Basquetebol do Benfica com Carlos Lisboa, Pedro Miguel, Mike Plowden (recentemente falecido), Jean Jacques, Carlos Guimarães e Henrique Vieira. Esta equipa chegou a ombrear com as melhores equipas europeias da modalidade.

O segredo da vitória de hoje começa em dois destes jogadores. Carlos Lisboa, o actual responsável da modalidade encarnada, e Henrique Vieira o treinador.

Notei também que logo após a vitória de hoje, as primeiras palavras destes senhores foram dirigidas para o tantas vezes criticado Luís Filipe Vieira. Segundo eles, o presidente do Benfica foi pedra fulcral no renascimento desta modalidade.

Uma última palavra para o Sérgio Ramos com que tive o prazer de jogar nos Estrelas da Avenida, e que regressado de Espanha foi a grande alma desta equipa.

Um título especial, numa modalidade especial.

AC/DC - Grande Concerto





A pedido de várias famílias, aqui deixo o vídeo com que os AC/DC abriram o concerto da passada quarta-feira.



...e a música "Highway in the Hell"

sexta-feira, 5 de Junho de 2009

Toques de Cabeça

A TAÇA JÁ NÃO É O QUE ERA
Por JMMA


Ainda dizem que a televisões só dão programas de chacha. Que o único interesse que as move é o nível de audiências. Enganam-se. No domingo assisti na TVI a um momento de serviço público verdadeiramente memorável. Directamente do Jamor, tal-qualmente aquelas transmissões em desuso que costumavam passar na RTP Memória.

Tipo ‘Os Malucos do Riso’. Se não soubéssemos que o episódio era novo ninguém daria pela diferença. E também naquele caso mal começou a anedota, a gente adivinhou logo o fim. Bem que o povo desejava o milagre mas teve de se conformar com a negação da Bíblia. Mais uma vez, ganhou o Golias.

Mas «a vaincre sans peril, on triomphe sans gloire», dizem os francius e é bem certo. A glória, afinal, não esteve no lugar cimeiro do pódio mas no imediatamente a seguir. No outro dia, em todos os jornais, a notícia era: o Paços não ganhou, o Paços não conseguiu... Aparentemente, más notícias para o Paços. Mas julgar isso é não perceber nada de gramática: o sujeito da acção (isto é, o herói da tarde) foi sempre o Paços.

O pior deste rasgo de serviço público foi a audiência. Ao que pudemos avaliar, a TVI à hora daquele jogo plastificado bateu todos os recordes da fraca audiência. Fora do Porto, o número de espectadores que seguiram a emissão dificilmente encheria uma sala de cinema. Em Paços de Ferreira, com o povo todo em Lisboa, esse número acomodava-se bem numa cabine telefónica. Nem quando o Madail tinha barba as coisas eram tão feias.

Para que, devido ao revés, não haja a tentação de sacrificar o serviço público televisivo (estou a pensar por exemplo nas franjas pobres do Porto onde haverá sempre alguém que não pode deslocar-se a «Marrocos») deixo ao chefe da TVI a seguinte sugestão:

- Faça com que o espaço do ecrã destinado aos jogos de consagração do Porto seja reduzido; destine a área restante à transmissão simultânea, como sucede na Sport TV durante os jogos da Champions, de todas as milhentas novelas que a estação passa diariamente. Verá que melhora.

Mas sejamos francos: a culpa de substituírem a final do Jamor por uma transmissão da RTP Memória não é do FC Porto. É todinha e apenas daqueles que não conseguiram lá estar.


FUTSAL - Benfica vence Taça de Portugal

O Benfica conseguiu mais um título para a sua história. Na final da Taça de Portugal bateu o Belenenses por 4-1 fruto de exibição determinada e que defensivamente roçou a espaços a perfeição. Esta é a 4ª Taça conquistada pelos encarnados, que já eram a equipa com mais triunfos na competição.

Este promete ser um ano em cheio para as modalidades dos encarnados.




quinta-feira, 4 de Junho de 2009

O PORTO CONTRATA!


A caça aos jogadores começou!

O Porto, seguindo um instinto dos últimos anos, sacou um jogador que alegadamente (como gosto desta palavra) interessava ao Benfica. Para os jornais é muito bom, pois dão excelentes primeiras páginas. Para mim, e neste caso em particular, não me dá gozo nenhum.

Uma coisa é o Porto sacar um Rodriguez (esse sim, deu gozo), outra é sacar um jogador caro como o caneco, para defesa esquerdo e de qualidade duvidosa. Sim, porque se fosse muito bom não estaria certamente a jogar na Roménia. O negócio foi fechado por 4,5 milhões por 80% do seu passe. Mas o que é isto?? Quer isto dizer que 100% do passe fica em 5,625 milhões de Euros. É muita massa. Mas porquê mãezinha? Não valia mais direccionar este dinheiro para um Nené do Nacional? Ainda por cima quando o Porto já tem laterais com fartura. Valha-me deus!


Para além do Álvaro Pereira, o Porto contratou também o Maicon, ex-defesa central do Nacional. Este sim, aprovo. Vi-o jogar no Dragão e parece-me que se trata de um bom jogador, sendo que poderá ser, não um substituto imediato do Bruno Alves, mas sim um substituto com potencial para fazer esquecer o actual central Portista.

Vá lá Pinto da Costa, vamos lá contratar o Nené que o homem é craque da bola. Ouvi dizer que o Nacional pedia 5 Milhões. De que é que estão à espera? Têm esse dinheiro para um lateral e não têm para um avançado em condições?

PORTO CAMPEÃO EM ANDEBOL


O Porto foi novamente campeão de Andebol. Depois de 5 anos de jejum, eis que o Porto retoma o rumo dos triunfos, somando o seu 14º campeonato, ficando a 3 títulos do Sporting que não vence desde o ano 2000.

Vi o jogo com grande atenção e posso dizer que o nervosismo estava lá como se um jogo de futebol se tratasse. Foi um jogo de nervos, de coração e muito disputado, sendo que o meu maior receio, confesso, era ver o Benfica fazer a festa no novo pavilhão azul e branco. Mas não, o Porto acabaria por ganhar (julgo que nunca esteve em situação de desvantagem) e acabou por fazer a festa no ano de estreia do novo Dragão Caixa.

Muito bem equipa de Andebol, muito bem Carlos Resende e muito bem Porto!

segunda-feira, 1 de Junho de 2009

FCP: 1 - Paços: 0, Final Taça Portugal


Mais uma moedinha, mais uma voltinha, que é como quem diz mais uma competição, mais um título.

O jogo foi fraquinho, algo pachorrento, mas o mais importante foi a vitória do Porto. O FCP marcou muito cedo, depois de um excelente passe do Meireles e de uma conclusão simples e eficaz, bem ao estilo do Lisandro. Podiam ter sido mais, mas seria injusto para um Paços que deu sempre tudo o que tinha e que encarou este jogo como o jogo da vida. E era. Na verdade, esta era uma oportunidade que só surge de 20 em 20 anos e mesmo tendo o Porto pela frente, havia que dar tudo. Se o jogo foi pachorrento não foi por culpa do Paços, pois jogou sempre olhos nos olhos e nunca fez jogo negativo.

O golo muito madrugador provocou no Porto um sentimento de dever cumprido. Os jogadores, a partir daquele momento, sentiram que a coisa estava feita. Por muita boa vontade que o Paços tivesse, seria muito difícil para o Porto sofrer um golo. Foi um jogo quanto baste dos Tetra campeões, proporcionando desta forma a sua 14º Taça de Portugal.

Para além do jogo, há a enaltecer a oficialização da renovação do Jesualdo. Se a renovação não foi surpresa para mim, os dois anos de prolongamento já foi. Não estava à espera de uma renovação de dois anos, mas estou igualmente de acordo. A intenção do presidente é clara, isto é, Pinto da Costa quer bater mais dois records. Um para o próprio Jesualdo, pois tem a hipótese de entrar para a história do futebol Português, conseguindo ser Penta Campeão e o outro record para o próprio Futebol Clube do Porto: Pinto da Costa quer um Porto, não Vintage, mas sim Hexa! Vamos lá a isso!!