sábado, 7 de março de 2009

Toques de Cabeça

NÃO À CRISE

Por JMMA

Já não restam dúvidas de que o futebol português navega em águas conturbadas. Esta semana, depois dos jogadores do Estrela terem apelado à união de todos os colegas para uma paralisação geral do campeonato, e do Setúbal e Belenenses confessarem que estão com graves problemas de salários em atraso, eis que surge o anúncio de que os três grandes contabilizaram prejuízos de 13 milhões de euros em apenas um semestre.

Esta situação, apesar de grave, apanhou de surpresa os dirigentes federativos, tanto mais que Angel Villar, quando veio recentemente a Lisboa para assinar o protocolo de candidatura luso-espanhola à organização do Mundial de 2018, não os avisou de nada. Já há profetas da desgraça a dizer que “Vai haver um tsunami que vai varrer clubes desde a primeira liga às distritais», no entanto, principalmente nos grandes clubes, já estão a postos para evitar o descalabro.

A começar pelo Sporting. É facto que os 5 golos importados da Alemanha na Liga dos Campeões, vieram agravar brutalmente a balança comercial portuguesa. Prevê-se que a situação vá piorar na próxima terça-feira, no jogo da 2ª mão. Mas os dirigentes leoninos estão a ponderar seguir o exemplo da Autoeuropa e suspender a produção por algum tempo para evitar males maiores, ou seja, não jogar as fases seguintes da Champions. «Poupa-se nas viagens, os adeptos aproveitam para descansar e, na prática, não se trata sequer de uma suspensão da produção uma vez que os jogadores do Sporting, no campeonato, dentro do campo, já só produziam semana sim, semana não», explica o presidente leonino.

Quanto ao Benfica, fora da alta-roda europeia, o primeiro sinal de crise deu-se na Casa das Caldas. A insolvência tornou-se inevitável, por motivo de falsificação, quando se descobriu que o ‘coiso’ implantado no fundo das canecas decoradas à Benfica, afinal não era o do Mantorras, era apenas o do filho do Suazo. Todavia, para enfrentar a crise estão já em acção várias iniciativas entre as quais a venda nas lojas e casas do clube de vídeos sobre os momentos mais espectaculares da equipa, nomeadamente as entradas de Binya, os falhanços do Nuno Gomes, as gravatas do Rui Costa e as bocarras do presidente.

Outra medida já tomada pelo SLB tem a ver com as contratações. Nesta linha, podemos desde já avançar que, na próxima época, o trio de guarda-redes irá contar com um importante reforço internacional: o urso do canal Panda. Por outro lado, decidiu também a SAD que o kit do Benfica será reforçado com um kit de astronomia, para os adeptos poderem finalmente ver a constelação de estrelas que Vieira diz ter no plantel. Mesmo assim, apesar da qualidade dos instrumentos, não é garantido ver fenómenos raros como o astro Carlos Martins ou o galáctico Balboa.

Também quanto ao “canal do Benfica” a crise vai ser severa. Além de dar sempre o mesmo jogo, o canal está proibido de utilizar palavras custosas como “Champions”, “Olympiakos”, “Pedro Henriques, e Trofense. Por outro lado, quando se refere ao Benfica, o canal apenas pode utilizar seis palavras: “glorioso”, “campeão”, “Paulo Baptista”, “Filipe” e “Vieira”. Só são admitidas excepções nos casos de programação cultural, sobre novos livros dos grandes escritores benfiquistas, Carolina Salgado e João Malheiro.

Quanto ao FCP, pouco conhecemos ainda da sua política de crise. Sabe-se, todavia, que Pinto da Costa já contactou com o piloto americano do Hudson, aquele que amarou o avião em Nova Iorque, e que este está a postos para fazer o mesmo, a todo o momento, ao FCP no rio Douro.

Portanto, tudo sob controlo. Não há-de ser nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário