segunda-feira, 30 de março de 2009

Portugal:0 Suécia:0


É com grande tristeza que escrevo este post. Depois do empate frente à Suécia, só mesmo a calculadora nos pode salvar.

Para perceberem a dimensão do que me vai na alma, oferecia um campeonato do Benfica pelo apuramento para o Mundial. Só quando viajamos para o estrangeiro percebemos, a efectiva dimensão deste evento desportivo, que tem mais audiência televisiva que os Jogos Olimpicos.

Só vi os últimos 10 minutos deste jogo, pelo que não tenho uma opinião sustentanta da performace da "equipa de todos nós", mas há algumas coisas que não consigo entender.

1- Queiroz em pouco tempo já conseguiu bater um record. Nunca outro seleccionar esteve 3 jogos sem marcar um golo. São confrangedoras as dificuldades da nossa Selecção em finalizar, no entanto deixa de fora um dos melhores pontas-de-lança do futebol português: Nuno Gomes. Em contrapartida, coloca Dani nesta posição, que no Marítimo, no Sporting e na Rússia, nunca jogou nesta posição. O resultado está à vista.


2- Quando comecei a ver o jogo, não conseguia perceber sequer em que posições estavam os jogadores. Pepe jogava a trinco!!! Se Pepe entrasse a 10 minutos do fim para esta posição quando Portugal já estivesse a vencer ainda entendia, agora começar com um central de raiz a trinco?!

Moutinho, para além de defender, não seria muito melhor solução para alimentar o ataque, num jogo que era obrigatório vencer? Segundo dizem, Pepe jogou bem mas... só defendeu. E o Tiago, porque é que saiu? Não era melhor ter recuado Tiago?

3- Depois, a 10m do fim (quando comecei a ver o jogo) estavam 4 centrais de raiz em campo (Ricardo Carvalho, Rolando, Bruno Alves e Pepe), e um lateral adaptado (Duda). Sinceramente, não me lembro de tamanha confusão táctica numa equipa. Volto a perguntar: e o Miguel do Valência, nem sequer é seleccionado?

4- Deco, veio dizer que estava a 100% e que não entrou de início por opção tecnica. Esta então, nem merece comentários.

Se antes do jogo achei que as declarações de Queiroz ao dizer que "o jogo não era decisivo" eram um mau prenúncio para o que se seguia, as declarações após o jogo são no minímo hilariantes. Segundo ele, a Selecção está bem encaminhada, e nunca jogou tão bem. Como se o apuramento para o Mundial fosse patinagem artística.

Relativamente a isto, Scolari com o seu pragmatismo dizia, "para se ser Campeão do Mundo" é preciso passar a fase de Qualificação". Simples.

Ainda tenho uma réstea de esperança, mas provavelmente Queiroz vai conseguir fazer a proeza de um Campeonato do Mundo... ser disputado sem o melhor jogador do Mundo.

Triste, muito triste.

1 comentário:

  1. Anónimo1/4/09 21:10

    Carlos Queiróz afastou o público, afastou as vitórias e afastou o prestígio. Um rotundo... mas esperado falhanço. Basta conhecer o percurso profissional do antigo treinador principal do Sporting para nunca ter duvidado do que hoje vemos.

    ResponderEliminar