terça-feira, 10 de março de 2009

Pinochet, Al Capone e Pinto da Costa

transcrição na íntegra de um post muito interessante.... em http://sectorb32.blogspot.com/


Augusto Pinochet, ditador chileno responsável pela morte e tortura de dezenas de milhares de pessoas, morreu sem prestar contas à justiça. Al Capone, o mais famoso 'gangster' da história da América, autor e mandante de mil e uma atrocidades, só cumpriu pena por crimes fiscais. Pinto da Costa passeia-se pelos campos de futebol e pela sociedade portuguesa, apesar das inúmeras ilegalidades e dos muitos crimes cometidos. Há mais de uma década, Marinho Neves escreveu, sob a forma de ficção, um livro que retratava as façanhas do senhor e dos seus comparsas. Resultado: o jornalista desapareceu de circulação. Também na década de 90, o Independente tornou públicas conversas telefónicas de Reinaldo Teles, as dos célebres 'quinhentinhos', em que eram evidentes as encomendas aos Silvanos, aos Guímaros e quejandos. Passado este tempo, o que fica é o desaparecimento do jornal. A SIC noticiou a história das viagens pagas a Calheiros, Pinto Correia e outros. Actualmente, a estação de televisão e o presidente portista mantêm uma relação a fazer lembrar a que este tinha com Carolina Salgado. Agora, é precisamente a mulher que com ele viveu durante seis anos a relatar as práticas de corrupção, os crimes contra autarcas, ao mesmo tempo que surgem notícias que dão conta da existência de detectives privados que pesquisavam os podres dos magistrados que têm ou tinham o caso Apito Dourado entre mãos. No decurso das investigações deste processo, entre outros factos, ficou demonstrado que Jacinto Paixão beneficiou dos serviços de prostitutas e que Augusto Duarte foi a casa do presidente portista na véspera de um jogo. O que mais será preciso para vermos Pinto da Costa uma boa temporada atrás das grades?

Perante tudo isto, os políticos entretiveram-se a recolher frutos por aparecerem ao lado do senhor, os jornalistas - alguns deles marcados na pele - temem compreensivelmente pela vida e pela integridade física e os adeptos do clube aplaudem, pois o que interessa são as vitórias e o patético discurso da luta do Norte contra o poder centralizado. Todos lhe dão guarida. Todos excepto um, que é sempre o mesmo a ter coragem de o enfrentar nas assembleias gerais e, como tal, até pode ser visto como o maluquinho que luta contra a maré. Enquanto o FC Porto continuar a ser um clube de malandros, proxenetas e meretrizes, os seus êxitos, sejam aqui, na Europa ou no Japão, estarão sempre feridos na sua dignidade e sob um manto de suspeição e batota, independentemente do mérito que neles possa haver. Não duvido de que haja portistas sérios, mas estarão todos escondidos, satisfeitos com o sucesso da 'Era Pinto da Costa', já nem se lembrando ou simplesmente desconhendo a forma como, há mais de 20 anos, desencadeou, com Pedroto, o assalto ao poder, sacaneando Américo de Sá. Ilegalidades? Práticas criminosas? Isso é conversa de benfiquistas frustrados.

Não se pense também que nunca houve gente menos honesta no Benfica. Assim que o senti, tratei de as combater, em fóruns, nas assembleias gerais, na Internet e em conversas privadas e, por fim, através de eleições. E também é elucidativo o sentimento de alívio que se sentiu na comunidade benfiquista quando recentemente se afastou o responsável do futebol e que já o era no ano da conquista do campeonato depois do jejum. E, se detectar que aqueles em quem agora depositei confiança podem traí-la, estarei na primeira linha para que sejam varridos. Mesmo que me proporcionem imensos êxitos desportivos. Ainda que, por hipótese, recuperem o Benfica campeão europeu.

1 comentário:

  1. De facto, um texto exemplar!

    Mas, continuarão os adeptos azuis a dizer, mais um texto de cabala!

    ResponderEliminar