terça-feira, 17 de março de 2009

A FRASE DA SEMANA

Foto retirado do jornal Público

Gaspar Ramos foi autor da melhor frase da semana, no jornal Público. Nunca gostei muito desta personagem, mas até concordo com aquilo que disse :)

Conta assim, relativamente às exibições do Benfica esta temporada: "Fez um jogo ou outro mais conseguido, nomeadamente com o FC Porto, talvez por estar mais motivado, um pouco ao estilo das equipas ‘pequenas’ quando jogam contra os ‘grandes’".

Sim senhor, até que enfim um Benfiquista esclarecido.

6 comentários:

  1. Vítor,

    Muito bem observado.

    Mas convém relembrar também que nem todos os adeptos do FCP andam a dormir.

    Se não, vejamos o que escreve Miguel Sousa Tavares: "Ele (Pinto da Costa) está sentado no banco dos réus devido à sua fatal tendência para as más companhias. O que eu, como portista, não consigo aceitar é que o presidente do meu clube receba um arbitro em casa para tomar café. Que o receba acompanhado do "empresário" António Araújo e com a D. Carolina Salgado a fazer de dona-de-casa. Primeira Dama e tudo o resto com as consequências que estão à vista. É inacreditável que, mesmo acossado pela justiça, Pinto da Costa não tenha ninguém minimamente prestigiado para apresentar como testemunha abonatória no tribunal, para além do tristissimo juiz Conselheiro Mortágua. É lamentável que o homem que conseguiu transformar um clube de província num campeão do mundo e num motivo de orgulho para Portugal, ainda não tenha conseguido, ao fim de tantos anos, despir a capa do provincianismo e transformar-se num homem do mundo. E que tenha preferido, como qualquer cacique de provincia, viver rodeado de gente pequenina, que lhe satisfaz o culto pessoal e desprestigia o clube."

    PS: Deste texto aponto apenas uma ligeira imprecisão: o FCP nunca foi campeão do Mundo. Aquilo em que o FCP participou e ganhou, era apenas a taça Toyota, antigamente denominada taça intercontinental, que só albergava os campeões de clubes do continente europeu e do continente sul-americano.

    O campeonato do mundo de clubes só foi instituído, pela FIFA, há quatro anos. Aí sim, estão presentes clubes da Europa, América, Ásia, África e, salvo erro, da Oceania...

    Tratemos as coisas pelos nomes, sob pena dos menos informados andarem a dizer coisas que não correspondem à verdade.

    É que isto faz lembrar aquele engodo do "a ganhar desde mil oitocentos e troca o passo"...

    ResponderEliminar
  2. Ah, a taça Toyota... Foi aquela que o Benfica levou 5 do Peñarol, não foi?

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, em 1961...

    Curioso apontares isso. Tens ideia do estatuto do FCP nessa altura?

    ResponderEliminar
  4. Não, tenho ideia do estatuto que o Porto tem hoje.

    E sei que o Porto tem 2 taças intercontinentais e por muito que vos custe, representavam o campeonato do mundo de clubes.

    O actual campeonato do mundo de selecções também já sofreu alerações e não foi por isso que selecções, tipo Uruguai, deixaram de ser campeões do mundo. (curiosamente o campeonato do mundo de 1930 só teve selecções Europeias e Americanas, tal como a taça intercontinental).

    Percebo e entendo que queiram ter outra interpretação. Às vezes também quero acreditar que o Benfica não foi campeão da Europa porque os postes eram quadrados e porque a taça dos campeões só tinha 16 equipas. Mas o que é certo é que o Benfica ganhou por 2 vezes.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Fama,

    uma das grandes diferenças do meu Benfica para o teu Porto (bem sei que há muitas), é que o Benfica foi a primeira democracia em Portugal. E continua a sê-lo.

    Podemos mesmo dizer (aponta aí no caderninho para não te esqueceres), que o Benfica foi talvez o primeiro bastião da Democracia em Portugal.

    Sim, porque a nossa história não se resume a 20 anos de sucesso, que todos sabemos, não foi só com sangue, suor e lágrimás.

    Quando o Salgueiros era maior que o FCP, já o Benfica andava por essa Europa fora, a ganhar... com DEMOCRACIA.

    Ultimos vinte anos que para o porto, correspodem a um regime de ditadura personificado por Pinto da Costa. Personagem sem escrúpulos, e que fez o Porto ganhar muitas vezes também sem escrupulos (por muito que te custe, tens de assumi-lo).

    E como em qualquer ditadura, quando o ditador "cai da cadeira" o regime morre. E é aí que vamos ver...

    Conheces alguma oposição a Pinto da Costa nos últimos 20 anos? Achas normal? Achas bom para o teu clube? Os carneiros é que têm todos a mesma opinião...

    Por isso, tenho orgulho no meu clube. tenho orgulho em ouvir outros benfiquistas com opiniões divergentes, nem que isso sirva para regojizo mesquinho dos meus rivais clubisticos.

    Porque sem perceberes, estás a tornar o Benfica, ainda maior.

    ResponderEliminar
  6. Essa da Democracia é boa! Por pouco que caía.

    Sim, o meu objectivo é tornar o benfica maior, aí com uns 5 metros.

    ResponderEliminar