quarta-feira, 25 de março de 2009

FCP angaria Adeptos por mérito!


Quem o diz é o Carlos Liz, autor do estudo “O Futebol, as marcas e os adeptos”. Ou seja, o Porto ganha adeptos por mérito desportivo ao passo que os rivais de Lisboa “recrutam” os seus adeptos por sugestão familiar ou tradição.

Carlos Liz, em declarações ao jornal Público diz que “o Porto tem crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada”. Diz ainda que no seu estudo “as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor".

Para concluir, remata: “O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha".

Em suma, grão a grão, telhados de vidro. Quer isto dizer que grão a grão, o Porto lá vai tendo mais adeptos (pelo menos é o que eu tenho lido nos últimos estudos feitos sobre esta matéria), ao passo que os rivais continuam a dizer que o Porto está “amarrado” ao seu regionalismo, quando na verdade quem tem telhados de vidro são eles mesmos!

5 comentários:

  1. Bom, esta faz-me lembrar o Post dos clubes clássicos da FIFA.

    Para já, não percebo como é que é preciso fazer um estudo, para chegar à conclusão que quem ganha mais, tem vantagem na angariação de adeptos. Se fosse para provar o contrário, aí sim, ficaria admirado.

    Depois, eu colocaria a questão de outra forma. Não houve nenhum clube que em 20 anos tivesse ganho tanto, no entanto esse mesmo clube rivaliza o número de adeptos com o Sporting, que há 30 anos ganha um campeonato de 10 em 10 anos.

    Será que o estudo não responde também a esta questão? Tal como na primeira, para mim a resposta também é evidente: regionalismo.

    ResponderEliminar
  2. 'Tá engraçado o 'post'; 'tá engraçado o comentário...

    Só me falta saber se o estudo existe. Se existe, deve ser de partir o coco.

    Vou ver o Público!

    ResponderEliminar
  3. Mais engraçados são os vossos comentários...

    ResponderEliminar
  4. "(...) particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto (...)"

    Coitados dos putos. Se alguns deles, quando forem crescidinhos, vierem a saber o significado das palavras "valores", "dignidade" ou "corrupção", ficam sem adeptos! A menos que sejam da região e, aí, já se sabe com o que se conta!

    Mérito? De facto...

    ResponderEliminar
  5. FC PORTO! Os nossos rivais sao uns tristes coitados xD. O zbording tem pouquinhos adeptos, ja o slmerda daqui a uns anos veremos quem tem mais adeptos no País.

    ResponderEliminar