terça-feira, 3 de março de 2009

A ESCUMALHA CONTINUA A CAMPANHA


Ontem o Correio da manhã lançou a primeira página que podem ver. Quem lê, pensa que o Porto está perto da falência, sendo a sua gestão tão má quanto as pessoas que escrevem este tipo de notícia. Porém, depois de ler, por exemplo o jornal de negócios, chego à conclusão que afinal os três grandes estão na mesma situação (ou não como poderão ver).

Mais, pode ler-se, ainda neste último jornal, que o Porto não está assim tão mal, quando comparado com os seus maiores rivais. Numa notícia isenta lê-se que os três grandes acumulam um resultado negativo de 13 milhões de Euros (resultados do primeiro semestre da época), mas (olhem só, aonde já se viu) o Benfica é responsável por mais de dois terços deste valor, isto é, só o Benfica apresenta 9,3 milhões negativos.

Continuando a ler, vejo que o Porto é, imaginem, o clube com menores perdas (1,4 milhões). Mais à frente outra novidade: O Porto é o clube que mais receitas gerou – 31,1 milhões – ao passo que o Sporting aparece em 2º com 29,9 milhões e finalmente (outra cabala) o Benfica com 26 milhões. Ou seja, o Porto “só” superou o Benfica em 19,6% das suas receitas (para clube de bairro, não está mal). Finalmente, o Porto foi ainda o único clube a apresentar resultados operacionais positivos.

É claro que o Correio da manhã não vê as coisas assim. Prefere enaltecer o facto dos salários dos gestores da SAD do FCP terem subido, mas esqueceu-se de dizer que os outros dois de Lisboa lhe seguiram o exemplo.

E porquê tudo isto? Porque há que vender. Se não for com notícia positivas do Benfica (está mau para arranjar assunto), há que denegrir a imagem do Porto. Ora, se o Porto está em risco de falência, os outros já devem ter fechado as portas.

Em suma, mesmo sabendo que, provavelmente, o Porto não será nenhum exemplo relativamente às boas práticas de gestão, o que é certo é que estas primeiras páginas só mostram a podridão de que são feitos estes jornais. É claro que depois o “Zé Povinho” acredita nestas primeiras páginas, pois não têm capacidade para ler mais nada. Resultado: ficam todos contentes, vão para o café beber umas minis, embebedam-se, gritam “viva o Benfica”, dizem que o Porto ganha porque compra os árbitros e que ainda por cima vai falir. Nesta altura pensam (já com muita dificuldade): Ui, o Porto vai falir! É a nossa grande hipótese de lutar pelo título. Toca a beber mais umas minis como se não houvesse amanhã.

E assim vai o Mundo!

4 comentários:

  1. Anónimo3/3/09 18:35

    Realmente...

    Já não bastava a Maria José Morgado ter embirrado com esse clube de isenção, agora o Correio da Manhã!!!

    São uns malandros!

    P.S.: Nisto tudo, só fico perplexo é como é que se grita aos sete ventos que este clube é um exemplo de gestão (proveitos da Champions e da venda de jogadores - e, convenhamos, não têm sido poucos nos últimos anos) e as contas andam do clube andam sempre no negativo)...

    ResponderEliminar
  2. 1.
    No geral, concordo. Realmente há muita mistificação na informação desportiva. Sinto até relutância em chamar jornalistas a muitos dos que a fazem.

    2.
    No ponto concreto de estar mais ou menos perto de falência, eu, que não li nenhuma das fontes citadas, também não vejo informação esclarecedora no post do Vítor.

    3. Haja em vista que a noção técnica de falência resulta de um rácio que compara o valor dos prejuízos acumulados (não os de um único ano, repare-se) com o valor dos restantes capitais próprios.

    4.
    Qu'é deles?

    5.
    Faço a pergunta ao blogue. Porque jornalistas, já perdi a esperança de encontrar algum que perceba da matéria.

    ResponderEliminar
  3. Atenção Kikas que eu não digo em lado nenhum que o Porto é um exemplo de gestão.

    Quanto ao JMMA, tentarei responder em tempo útil. Mas é melhor puxar uma cadeira...

    :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/3/09 20:54

    Vítor,

    Não me referia ao texto.

    Só mencionei o que se fala por aí nos meandros do futebol. Que o FCP vende bem. Que faz muitas mais valias. Que é um exemplo de gestão...

    Mas nas contas isso não se reflecte. Só aqui de cabeça lembro-me de Jorge Andrade, Pedro Mendes, Ricardo Carvalho, Deco, Paulo Ferreira, Alenichev, Derlei, Carlos Alberto, Luis Fabiano, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Seitaridis, Diego, McCarthy, Hugo Almeida, Anderson, Ricardo Costa, Pepe, Bosingwa, Postiga ou Quaresma.

    Que dirão os sócios face a isso? Ou por outra, à generalidade dos adeptos: não é estranho que os milhões - repito, não foram nada poucos - teimem em não ser reflectidos nas contas?

    ResponderEliminar