quinta-feira, 18 de setembro de 2008

TAS ARRASA APITO FINAL

Parece que todos se esqueceram da decisão do TAS (tribunal arbitral do desporto). Desta vez, não houve primeiras páginas dos jornais nem aberturas do telejornal. Não ouve ainda nenhum post do expert deste blog na matéria.

E não houve porque a verdade é dura e quando ela não nos satisfaz, mais vale passar ao lado e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. Como nesta matéria não há hipótese de ver outros campeonatos, é preferível falar do tempo.

E então o que diz o TAS?

O tribunal, repito tribunal e não uns senhores que se acham com o domínio da razão (Platini incluído), arrasou completamente a Federação Portuguesa, a Liga de Clubes e ainda, pasme-se, a UEFA. Não vou estar a transcrever tudo aquilo que o TAS disse (se quiserem, clicar aqui), pelo que vou directamente à conclusão: “o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado (…)”

Diz mais à UEFA: "As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas".

Relativamente ao “transitado em julgado” (confesso que fiquei a dominar esta expressão), o TAS simplesmente a considerou pouco importante. Afinal foi tanta parra para tão pouca uva!

A UEFA tem agora duas alternativas: Ou aceita esta decisão ou então tem que substituir uma alínea dos regulamentos da Champions e UEFA, sendo que ao substituir haverão outros clubes a padecer, como por exemplo, Milan, Juventus, Fiorentina, etc. Ou seja, quero ver se o pavão Platini terá pulmões para enfrentar os Italianos.

Finalmente, o Porto receberá por tudo isto 10 mil Euros do Benfica, Guimarães e UEFA por custos associados a esta palhaçada!

MAI NADA! JOGUEM À BOLA!

1 comentário:

  1. Caro Vítor,

    Se ainda não tivesse percebido a sua preferência clubística, até diria que este blog se chamava "O Jogo".

    Ao contrário do que se pensa, numa parte da região nortenha, de que o resto dos “tugas” não passam de carneiros sem capacidade de discernimento, ainda há muito boa gente que não deixa que lhe atirem areia para os olhos.

    Por isso, cuidado com as imprecisões que se "postam" para não levar a conclusões precipitadas.

    Eugénio Queirós desmistifica a "coisa" deste modo, relativamente ao acórdão do TAS: "(...) E o que é que se lê ali? Que os "árbitros" não conseguiram validar a tese defendida por Benfica e V. Guimarães porque, na altura da análise, não era clara ainda a decisão do CJ da FPF e também porque não teve acesso à tradução dos acórdão da CD da Liga e do CJ da FPF. Mais, o TAS tira ao FCP um dos seus grandes argumentos em sua defesa na instância disciplinar da UEFA, onde invocou a impossibilidade de haver retroactividade na aplicação do artigo que pune a corrupção. Ora, o TAS considera que a retroactividade se aplica e por aqui é que a porca pode torcer o rabo. Vistas bem as coisas, o Comité de Disciplina da UEFA pode agora voltar a apreciar o caso, esclarecer as questões levantadas pelo TAS (que levantou também o facto de haver processos administrativos a correr, processos que não implicam, porém, a suspensão das decisões) e punir ou não o FC Porto. No acórdão do TAS quem sai mais causticada é a UEFA pela forma precipitada como tratou o caso, o resto da história em relação ao CJ da FPF é conhecido. Quanto a críticas à CD da Liga, como foi ventilado nos órgãos oficiais, nicles de pickles. Ou seja, assistimos todo mais uma vez a um golpe de desinformação (...)".

    Ora, percebe-se assim o porquê de "As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, não demonstrarem "com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas".

    Os senhores do TAS não disseram que o FCP ou PC eram inocentes. Ou seja, do que os aficcionados do FCP querem fazer passar até ao que é realmente ainda vai muita diferença...

    De qualquer modo, se lhes subsistirem dúvidas acerca de tudo o que se passou, a malta sempre pode mandar uma transcrição (devidamente traduzida) das escutas e até dar um lamiré sobre o que é o que o Augusto Duarte foi fazer a casa do Sr. Presidente.

    Abram os olhos, caros rivais, abram os olhos...

    ResponderEliminar