terça-feira, 15 de maio de 2007

Idades

Agora que o campeonato está a chegar ao fim e motivado por um repto lançado há uns tempos atrás pelo autor do Trenguices, dei-me ao trabalho de pegar numa calculadora e ver quem é que, dos três grandes, tem a equipa mais jovem. E devo dizer que para mim o resultado não foi surpreendente, mas acredito que para muita gente o será. Não é que a equipa dos putos maravilha não é a mais nova?

Para muitos e para a maioria dos nossos media, a equipa dos putos maravilha pertence ao Sporting. São eles que fazem as capas de jornais e são eles que aparecem nas aberturas dos telejornais. Porém, fazendo um exercício simples de cálculo matemático para o apuramento da média de idades das melhores equipas Portuguesas, chega-se à conclusão que o plantel mais novo é o do FCP. Nem mais nem menos. O plantel portista tem uma média de 25,00 anos, ocupando o Sporting o segundo lugar com 25,17 e finalmente o Benfica com o plantel mais velho, somando 27,12 anos.

O campeonato está numa fase de grande pressão, sendo a maturidade das equipas muito importante para controlar a ansiedade que os jogadores terão por esta altura. Pois bem, olhando para os onze base, verifica-se que mais uma vez o Porto volta a ser a equipa mais jovem. O onze base do Porto perfaz uma média de 24,64 anos, enquanto que o do Sporting atinge uma média de 25,27 anos e finalmente o Benfica com 28,09 anos. Isto é, o onze do Porto (mesmo sem Anderson) é quase um ano mais novo do que o do Sporting e quase 4 anos mais novo do que o do plantel encarnado. Todavia, é curioso verificar que a suposta menor maturidade não se concretiza no campo de uma forma directamente proporcional às evidências dos números. A meu ver ela não se concretiza porque embora os jogadores do Porto sejam mais novos, tem igualmente mais jogos nas pernas, com presenças assíduas na liga dos campeões e nas selecções. Evidentemente que esta é uma interpretação possível, entre outras igualmente lógicas dentro de uma abordagem académica. Talvez numa próxima oportunidade aborde este tema de uma forma mais profunda.

Em suma, embora a equipa do Porto seja a mais nova dos 3 grandes, julgo que não será por isso que perderá o campeonato. Até porque como disse em cima, os jogadores são novos, mas denotam já uma experiência assinalável para as idades que tem. Como é óbvio, para além da pouca idade, os jogadores do Porto tem muita qualidade e como tal essa qualidade sobrepõe a eventual falta de maturidade.

NOTA 1: A média foi feita considerando as idades dos jogadores ao dia de hoje.

NOTA 2: As datas de nascimento foram consultadas nos sítios oficiais dos clubes.

NOTA 3: Os onze base (mais frequentes) do Porto, Sporting e Benfica foram “alinhados” por mim, Joaquim Claro e Luis Marques respectivamente:

NOTA 3.1: FCP: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile. Paulo Assunção, Lucho e Raul Meireles. Lisandro, Postiga e Quaresma.

NOTA 3.2: SCP: Ricardo, Caneira, Polga, Tonel e Tello. Miguel Veloso, João Moutinho e Nani. Alecsandro, Djaló e Liedson.

NOTA 3.2: SLB: Quim, Nelson, Luisão, Anderson e Leo. Petit, Katsouranis e Karagounis. Nuno Gomes, Simão e Miccoli.

29 comentários:

  1. Pois, a grande diferença é que a média atingida pelo Sporting, é em grande medida por culpa dos jogadores saídos da formação.

    No onze base tens: Caneira, Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Djaló.

    É obra.

    Nesse aspecto (a apenas nesse aspecto) o Sporting não pede meças a ninguém. :)))

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho.
    Amanhã mando o cheque.

    ResponderEliminar
  3. Tens uma maneira esxquesxita de falar!

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente com o Luís!
    Mas, se a comparação é a média de idades, então a César o que é de César...seja por uma ou duas décimas!
    Mas... já agora Vitor... continuando outras análises numéricas que o seu post permite, avanço com outra:

    Número de jogadores portugueses que cada clube formou, e que faz parte de cada 11:
    FCP - (considerei o Postiga)
    SCP - 5
    SLB - 0

    Continuando a brincar com números, sugiro ainda outra análise:

    Número de jogadores que cada clube formou e que fazem parte deste lote de 33:
    FCP - 2 (considerei o Postiga e o Tonel)
    SCP - 7 (acho que todos os conhecem...!)
    SLB - 0 (!)

    Por fim, uma análise mais alarmante:

    Em 33 jogadores considerados, os 3 maiores clubes nacionais formaram 9, ou seja, cerca de 27%... onde quase cerca de 80% são do SCP!!

    Esta noticia do ponto de vista financeiro pode ser muito complicada num campeonato pobre como o nosso, especialmente para o FCP e SLB!

    Um abraço a todos!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  5. Não deve ter muito relevo, ou nenhum mesmo, para a alteração da média final do Sporting, mas no onze base o Alcessandro nunca entraria nas contas e entraria o Romagnoli.

    ResponderEliminar
  6. Luis Santos,

    Embora não altere muito os seus números, o bruno alves também é formado no porto.

    Rm,

    Os jogadores que refere tem precisamente a mesma idade.

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me do Bruno Alves... Sorry :-(

    Mas a ideia geral, de facto, é a mesma.

    Abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  8. voces formem la o que quiserem,no final o que conta é quem é campeao,e ai nao ha duvidas que o porto nessas medias vai muito á frente

    ResponderEliminar
  9. Compreendo... e muito gostaria eu de ser campeão muitas vezes.. mas os miúdos quando estão maduros dão o salto!
    Em relação ao FCP estar "muito à frente" nas médias relativas a campeão, lamento... mas ainda não! Para seu (e meu... por muito tempo!) desgosto, o FCP e o SCP ainda estão bem longe do SLB (entenda-se Campeonatos nacionais e Taças de Portugal)

    Vamos ver se em Maio a média se desloca um pouco mais para perto dos primeiros ;-)

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  10. Caro Luís Santos, não será por muito tempo.

    Conte os troféus conquistados por FCP, scp e slb e veja se a diferença é assim tanta!

    ResponderEliminar
  11. ...foi o que fiz (e repare que apenas mencionei Campeonatos e Taças de Portugal):

    FCP
    Campeonato de Portugal: 4
    Campeonato Nacional: 20
    Taça de Portugal: 13
    TOTAL: 37

    SCP
    Campeonato de Portugal: 4
    Campeonato Nacional: 18
    Taça de Portugal: 13
    TOTAL: 35

    SLB
    Campeonato de Portugal: 3
    Campeonato Nacional: 31
    Taça de Portugal: 24
    TOTAL: 58

    Por exemplo, em termos de Campeonatos Nacionais o SLB ainda leva 11 (!) anos de avanço sobre o FCP e 13 sobre o SCP. Para mim isto é muito tempo!!

    Já agora... não deixa de ser curioso tão próximos que o SCP e FCP estão em termos destes títulos!
    Volto a lembrar-lhe que sempre apenas referi Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal, que julgo concordar comigo serem os troféus mais importantes.
    Afinal, e utilizando uma expressão do Jesualdo Ferreira em vésperas da jornada da semana passada, é preciso que o FCP olhe para trás porque o SCP está mais perto do FCP que este do SLB!

    ;-)

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  12. Eu incluiria Supertaças de Portugal e competições Internacionais, ou não são títulos válidos?

    Assim é manipulação da informação.

    ResponderEliminar
  13. Assim, refazendo as contas temos:

    FCP
    Campeonato de Portugal: 4
    Campeonato Nacional: 20
    Taça de Portugal: 13
    Supertaça Portugal: 14
    Taça/Liga Campeões: 2
    Taça UEFA: 1
    Taça das Taças: 0
    Supertaça Europeia: 1
    Taça Intercontinental: 2
    TOTAL: 57

    SCP
    Campeonato de Portugal: 4
    Campeonato Nacional: 18
    Taça de Portugal: 13
    Supertaça Portugal: 5
    Taça/Liga Campeões: 0
    Taça UEFA: 0
    Taça das Taças: 1
    Supertaça Europeia: 0
    Taça Intercontinental: 0
    TOTAL: 41

    SLB
    Campeonato de Portugal: 3
    Campeonato Nacional: 31
    Taça de Portugal: 24
    Supertaça Portugal: 4
    Taça/Liga Campeões: 2
    Taça UEFA: 0
    Taça das Taças: 0
    Supertaça Europeia: 0
    Taça Intercontinental: 0
    TOTAL: 64


    slb:64
    FCP:57
    SCP:41

    Sete!!! 7!!! São assim tantos???

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Perdão, o Porto tem 15 Supertaças de Portugal e 21 Campeonatos, o que perfaz o total de 59 títulos oficiais.

    Assim a diferença para o clube do regime fica em 5 (CINCO!!!!!) títulos.

    PS: não verifiquei as estatísticas dos outros dois clubes.

    ResponderEliminar
  16. Caro Bruno.

    Podemos inclui o que quiser!

    Certo é que nestes últimos posts sempre referi que estava apenas a analisar os títulos referentes a Campeão Nacional e Taças de Portugal.

    Com este argumento posso igualmente alegar que o Vitor estava também a utilizar os números para chegar ao objectivo que pretendia. Eu, com os mesmos números, cheguei a outros.
    É verdade que a toda e qualquer informação pode ser manipulada... seja com intenção for. Afinal o Pedorido quer fazer o mesmo ao pretender que se inclua mais itens de análise. Ou seja, quer manipular a informação que eu avançei para que possa ficar mais perto do número total de títulos do SLB e mais afastado do SCP! Todo isto são números e valem o que valem, para quem assim o entenda!
    Permita-me, mas com todo o desportivismo, esta é a minha análise que reflecte a minha opinião.

    E para terminar, e sem levar a mal, tenho que deixar uma provocação: Se estamos então a fazer uma análise generalizada a todos os títulos, se somar tudo o que um clube ganhou, o Sporting Clube de Portugal é o 2º com mais títulos ganhos em todo o Mundo!

    Já sei... está a pensar: mas estamos apenas a falar de Futebol!
    Pois é.... lá estamos novamente a manipular a informação!!

    ;-)

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  17. Para mim o que conta (e o que me pareceu estar em discussão) são os títulos de futebol SÉNIOR conquistados pelos clubes.

    Já agora, era interessante saber quantos foram ganhos, e por quem, antes e depois de 1974...

    ResponderEliminar
  18. Já agora porque não contabilizar o antes e depois do Apito Dourado!!!

    Vamos aguardar os proximos anos!!!

    O Pedorido á muito que tenta ter mais titulos que o GLORIOSO, mas por mais contas que faça não consegue!!!

    TEMOS PENA!!!!

    NL

    ResponderEliminar
  19. Quanto mais se discute "estas coisas" do futebol mais me parece que ele tem sido ingrato para o meu SCP... que... afinal... tanto tem dado cá ao burgo. Relembro a título de exemplo:

    Travassos, Peyroteu, Albano, Zé da Europa, Manuel Fernandes, Jordão, Futre, Figo, Simão, Quaresma, Cristiano Ronaldo... mais a rapaziada que está agora a aparecer!

    Isto torna-se mais amargo quando vejo uns discutir "quantos campeonatos foram conquistados antes de 74" pelo clube do regime e outros "quantos campeonatos foram conquistados depois de Pinto da Costa chegar à liderança" pelo clube do sistema!
    Parece-me que afinal isto andou (... e anda, vejam a nomeação do Olegário para o jogo do Porto) inquinado... e que a verdade desportiva custa aparecer! Mas afinal eu pergunto? Será tão diferente o clube do regime do clube do sistema? Para os respectivos associados e adeptos claro que não... mas para quem está de fora já não é bem assim!

    Um abraço a todos!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  20. Se há coisa que acho graça é esta das datas em relação às estatísticas - do futebol, e não só. Então quando me vêm com a do «25 de Abril» acho de morrer!

    Por que não:

    1917: Aparições de Fátima;
    1959: Inauguração do Cristo Rei;
    1968: Morte do «Botas»;
    1973: Pinochada no Chile;
    1975: Independência de Angola;

    E já agora, se não se importam:
    19x9: Nascimento do JMMA.

    ResponderEliminar
  21. Ó NL, aguardado pelos últimos anos é o que você tem feito há muito tempo, não é? Como o compreendo... lol Compreendo que para além do Guiness a pouca coisa que têm para se agarrar são os títulos de 1900 e troca-o-passo, mas até isso não dura para sempre... como disse aguardemos pelos próximos anos...

    Caro Luís Santos, a "picada" nem era para si, mas como se eriçou tanto... não se chateie! De facto, percebo agora, com a sua argumentação, o significado de chamarem ao sporting "clube diferente"... É diferente dos outros grandes porque não ganha nada (ou pouca coisa), é isso?
    Será que o benfica também está a caminhar para ser um clube diferente?

    Caro JMMA, não morra agora, por várias razões:
    - As suas crónicas fazem falta;
    - Quero que assista a mais um bicampeonato do FCP;
    - etc, etc...

    ResponderEliminar
  22. 'Morrer', Pedorido? Chiça!

    Nem que o Porto fosse campeão todos os anos, todos os meses, todas as semanas, daqui até...à Eternidade!

    Se me diz isso, ponho já o cachecol, unto a cara de azul e branco, enfio na cabeça o gorro do dragão com a espinha eriçada de bicos... E dou até o meu ombro direito para levar o Pinto da Costa a percorrer em triunfo a rua dos Aliados.

    Haja mas é saúde.Saúde e bjecas.

    ResponderEliminar
  23. É verdade, caro JMMA, haja saúde!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  24. Caro Pedorido...

    Creio que desta vez não percebeu a minha mesagem! Acerca da sua reacção:

    "Já sei... está a pensar: mas estamos apenas a falar de Futebol!
    Pois é.... lá estamos novamente a manipular a informação!!!" ... futurologia que V. tão directamente cumpriu!

    Acerca dos títulos do Sporting, de nada ganhar e sermos um clube diferente:

    "E para terminar, e sem levar a mal, tenho que deixar uma provocação: Se estamos então a fazer uma análise generalizada a todos os títulos, se somar tudo o que um clube ganhou, o Sporting Clube de Portugal é o 2º com mais títulos ganhos em todo o Mundo!"

    Às vezes uma pessoa de tão cega que fica para tentar fazer prevalecer a sua ideia nem lê/entende as mensagens até ao fim!

    Um abraço e concordo... haja saúde... mas sem o cachecol do FCP, por favor.

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  25. Não... eu falei de futebol, você é que misturou alhos com bugalhos.

    Mas é assim mesmo, quem não tem cão caça com gato... uns agarram-se aos records(?) Guiness outros até querem meter os títulos do jogo da macaca e do jogo do galo...

    PS: e de "picada" em "picada", só mais uma ao clube do regime: por acaso já entraram numa loja do A.C.P.? O maior clube de Portugal com 200.000 associados? A gente nem precisa de se esforçar muito que vocês ridicularizam-se a vocês próprios...

    ResponderEliminar
  26. Caro Amigo...

    Também estava a falar de futebol, mais concretamente de Campeonatos e Taças. Mas como esta soma não lhe agradava, acabou por juntar mais dados (alhos) que não estavam em análise... mas de futebol todos estavamos a falar.

    Lamento que não tenha percebido a minha generalização... esta foi em resposta à sua inclusão de outros dados que não estavam em jogo por mera opção na análise inicial... tudo porque se estava a falar de média de idades do CAMPEONATO!!!

    Vá lá... pronto... para acabarmos com isto sugiro que fiquemos assim:

    FCP - o Clube que + Supertaças conquistou (que por acaso até são bem grandes!!);

    SLB - o clube que + Campeonatos conquistou (que, quer queiramos ou não, ainda levam 10 anos de avanço neste capítulo!!)

    SCP - o clube que mais títulos desportivos tem no País. Incluo o jogo do Galo, Macaca e Salto ao Pé-Coxinho.. já experimetou?!! Olhe que não é para todos!!!

    Aguardemos por agora pelo nosso fim-de-semana e cuidado com as unhas!!

    1 abraço desportivo

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  27. Muito bom, caro Luís!

    lololololol

    Como diria o Ricardo Araújo Pereira, eu sou um pateta. Só me leva a sério quem não é muito inteligente...
    Só gosto de me meter com os lampiões que se picam com mais rapidez do que um raio numa trovoada!

    Grande abraço para si também! E que vença o melhor!

    ResponderEliminar
  28. Meus amigos,

    A História tem peso e há memórias que não se apagam. O que já é menos compreensível é pensar que o passado é tudo.

    A propósito:

    Bem fez a Ministra da Cultura em não autorizar a Indiana Jones portuguesa (para a história de Portugal como o Pedorido para a história do FCP) a abrir o túmulo de D. Afonso Henriques para investigação.

    Não lhe chega o fémur do Mantorras, os artelhos do Anderson ou os ligamentos do Tonel?

    ResponderEliminar
  29. Caro JMMA, isso leva-nos a outra grande questão:

    Antes feliz e ignorante, ou triste e conhecedor da verdade?

    ResponderEliminar