segunda-feira, 21 de maio de 2007

FCP: 4 - Aves: 1

Estava a ver que não. O Porto é Bi Campeão.

Depois de beber umas copadas de champagne (motivo pelo qual não escrevi ontem), estou pronto a escrever sobre o jogo de ontem, que carimbou o título nacional pela segunda vez consecutiva. Foi de facto um jogo com muito nervos, mas acabou por valer a pena porque no fim a festa foi do Porto.

Quanto ao jogo, a vitória não merece qualquer dúvida, pese embora a primeira parte tivesse sido repartida, pelo que o empate era o resultado mais justo. O Porto entrou com o seu habitual esquema de jogo, mas teve muitas dificuldades para abrir a bem organizada defesa do Aves.

Ao intervalo transpirava por todo lado e estive tentado a pedir soro aos homens da cruz vermelha que por ali andavam. Os 15 minutos de intervalo pareceram-me uma eternidade tal era a ansiedade.
Porém essa ansiedade cedo se desmoronou porque o Lisandro fez o favor de arrancar um míssil à entrada da área fazendo com que a redondinha só parasse no fundo das redes do ex portista Nuno. Estava melhor, mas não totalmente descansado e só fiquei quando passados poucos minutos o Jorge Ribeiro fez o obséquio de fazer o 3-1. Respirei fundo, acendi mais um cigarro e dizia para o meu pai: "Já está!"

Ainda houve tempo para duas cerejas em cima do bolo: A entrada do Baía, tendo a reacção do público assemelhado a um golo marcado na final da Champions e finalmente o golaço do Lisandro. Lindo. Fecho perfeito para uma temporada muito difícil.

Se é verdade que a temporada foi difícil, não é menos verdadeira a justiça do campeão. A vitória no campeonato foi mais do que justa, sem espinhas e foi conseguida mesmo tendo sido o mais prejudicado pelas equipas de arbitragens ao longo da época.

17 comentários:

  1. "...o Jorge Ribeiro fez o obséquio de fazer o 3-1." - ainda consta na vossa folha de pagamento?

    ResponderEliminar
  2. BICAMPEÕES, BICAMPEÕES, NÓS SOMOS BICAMPEÕES!


    Ui... a azia é tanta!!!Tanta...

    Poooooooooooooooooooooooorto!

    ResponderEliminar
  3. Vitória justa, mas não brilhante.

    Lembro que:
    - O que valeu ao FCP foi a 1ª volta;
    - A 40 minutos do final do campeonato o FCP era segundo exequo com o Benfica;
    - Pelo critério anterior (vitória=2pontos) o vencedor era o Sporting.

    Mesmo assim, se o vencedor fosse o Benfica, bem que me sabia!

    Por isso, parabéns ao vencedor, parabéns aos portistas. Gozem mas não abusem...

    ResponderEliminar
  4. Caro JMMA,

    concordo (em parte) com a sua análise.

    De facto a 2ª volta foi pouco mais que miserável, mas houve muito espírito de equipa e entreajuda e isso é de louvar.

    Se vir a coisa do tempo de outro prisma, podemos dizer que o Sporting apenas esteve durante 100 minutos no primeiro lugar... o Porto esteve desde a 1ª (PRIMEIRA!!!) jornada em primeiro lugar. Desculpem mas é obra!!

    O Benfica, foi muito, muito fraco... dos 3 grandes era o que menos merecia ganhar, mas o certo é que deu luta até ao fim.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedorido,

    O único motivo pelo qual acho que o FCP mereceu o campeonato foi porque... terminou em 1º!!!
    Parece muito "Lapalaciano" mas é a mais indesmentível verdade!

    Tal como acontece em todas as modalidades: ganha quem chega primeiro... e não o merece porque "sempre esteve nesse lugar" mas apenas porque aí chegou quando era preciso, ou seja , no fim!

    No ciclismo, por exemplo (mas que sina a minha andar sempre noutros desportos!!), raramente ganha quem anda sempre à frente, mas quem melhor estratégia tem para a corrida e gere o seu esforço. Se reparar bem, no jogo da Macaca é igual!

    Por isso, é verdade que apenas ganharam o campeonato nos últimos 32 minutos!!!

    Por isso, e devido a esse belíssimo "sprint" final, os meus mais sinceros parabéns!

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  6. Luís,

    acho demasiado redutor - para não afirmar que nos retira todo o mérito - dizer que o Porto ganhou o campeonato nos últimos minutos.

    Já sei que vão andar com a história da mão do Ronny durante séculos como os outros e o golo do Petit, mas este campeonato sabe por dois.
    E sabe porque fomos, de longe, a equipa mais prejudicada. A todos os níveis. Se vir a pequena análise do FootBicancas ao pontos indevidos, pelo que lá está ainda ficavam atrás do benfica.
    Claro que isto é tudo subjectivo...

    Todos os 3 grandes tiveram períodos em que apresentaram futebol de excelente qualidade. Não acho que tenha existido o "campeão do melhor futebol". Foram todos, ao mesmo tempos, muito bons e muito fracos.

    Mas como disse, ganha quem acaba em primeiro.

    Acho que vocês (sportinguistas) andaram durante algum tempo a dormir à sombra da bananeira, embalados pelo doce canto das sereias (leia-se rascords e outros pasquins) que, depois do jogo com o Inter, quase fizeram o país acreditar que jogavam com putos dos infantis ou dos iniciados.
    Aí é que foi... pensavam mesmo que eram os maiores... os mega-ultra-super-hiper-jovens lagartinhos. Imbatíveis... e o Porto sempre a amealhar!
    Não é por acaso que todos temos poupanças, investimentos e afins... sei que a comparação é um bocado martelada, mas é assim que vejo as coisas. Amealhamos para mais tarde tirarmos proveito disso. E tiramos! E que proveito!
    E continua a ser esta a grande diferença entre o Porto e o resto das equipas portuguesas: um Porto de meter dó, sem jogar a ponta dum corno, com um treinador sofrível consegue ser melhor que os melhores Sporting e benfas dos últimos anos...

    Quanto ao Benfica, tem o que merece.
    Tem a equipa que merece, o treinador que merece e o presidente que merece... esse autista que vem agora fazer contra-informação, atirar areia aos olhos das pessoas... coitados, já quase nem se lembram que ficaram em terceiros... lá lhe põem uma cenourita à frente do nariz e ficam todos contentes. Têm o que merecem...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. o porto campeao e pronto,voces podem inventar as desculpas que quiserem,daki a nada nos ate vamos dizer que podiamos ter ganho a liga dos campeoes,se nao fosse o mourinho,helton,drogba,se o jogo so tivesse 45min,assim o helton nao sofria e nos passamos...

    fomos campeoes porque merecemos,fomos os mais regulares,2º volta fraca,mas e a do slb e do scp???brilhante?

    eu se tambem se tivesse ficado em 2º ou 3º, tambem nao me faltavam desculpas,mas...

    campeoes allez,campeoes allez

    p.s.: felgas nao foste ver u ultimo jogo á luz???gostava de ver as fotos 40 e tal mil na luz,tantos...

    ResponderEliminar
  8. Pedorido,
    ...confesso que me custa um pouco chamá-lo assim.. só o consigo imaginar com um Pé enorme, dorido de tanta pancada depois do golo do empate do Aves ;-)

    Por associação, vou tratá-lo por... Pedro. Importa-se?

    Então cá vai. Pedro:

    De mim não vai ouvir falar nem da mão de Ronny, nem da mãe do Paulo Costa, nem da cor do apito... nem outros que tais! É verdade que foi marcado um golo com a mão (que também me custa que estejam a tentar branquear a situação! Afinal é uma coisa normal... leu as declarações do Ronny hoje a um jornal desportivo? Agora compare com as que ele deu depois do jogo!! Mas adiante!) mas também não é menos verdade que o SCP teve muito tempo para recuperar nesse jogo. E de quem foi a culpa do empate em casa com o Aves? E em Aveiro com o Beira-Mar? Não... nessa eu não caio!!

    Embora nunca tenha sido totalmente de acordo com a avaliação do blog aos erros da arbitragem, aceito sem reservas, que o FCP possa ter sido o mais prejudicado.

    Em relação aos píncaros da Lua em que o SCP foi posto durante uma certa fase do campeonato, eu acredito que também feito com um propósito: destabilizar! Não acha que conseguiram? Afinal tratam-se
    de jovens... bem sei que os do FCP ainda o são mais... mas não foram alvo deste tipo de tratamento (... nem mesmo depois de terem conquistado o campeonato!!).

    No seu discurso (... marteladas à parte!) há um aspecto essencial com o qual não concordo. Eu acredito que o melhor investimento que pode ser feito em qualquer actividade desportiva é a formação... e essa ainda está a dar os primeios passos no Porto.

    Em relação às poupanças e investimento que fala, confesso que as desconheço por completo para poder argumentar. Os factos indicam que no mercado de capitais (onde vários factores estão em jogo... belo trocadilho... não!) em bolsa cada acção do FCP vale menos que uma do SCP, e que a SAD do FCP tem dado prejuízo e o passivo cresce (como em todos!). O orçamento para o futebol é o maior em Portugal e as receitas podem não o cobrir. Também não há noticias de amortizações à dívida, pelo que o encargo com juros deve ser altíssimo.

    Mas nesta altura é desportivamente correcto cumprimentar o campeão e rezar para que o Jesualdo e o Fernando Santos não abandonem os seus postos!!!

    Para o ano é que é!!!
    Onde é que eu já ouvi isto??!

    ;-)

    Um abraço Pedro!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  9. Excelente resposta, sem dúvida! :)

    Concordo com a sua análise e não tenho muito por onde poder argumentar... é um facto que no que toca à formação, o Sporting está muitos anos à frente dos restantes clubes, mas a falta de poder económico para poder rentabilizar (desportivamente) esses produtos de formação acaba por o tornar (o que aconteceria com qualquer outro clube português) uma espécie de satélite dos grandes "tubarões" europeus.

    O que não acho natural é, como disse, as acções do Sporting valerem mais do que as do Porto... não percebo rigorosamente nada de bolsa, mas deduzo que o valor das mesmas seja encontrado com base em muitos aspectos não apenas desportivos, porque se assim fosse, certamente as nossas dobravam o preço das restantes!

    Finalizando, obrigado pelos parabéns, que bem os merecemos e reajustando a sua frase à moda do Porto: para o ano há mais!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. O FCP é campeão por mérito do Jesualdo.

    Se ele não tivesse treinado os lançamentos de linha lateral, o FCP terminava a liga em 3º.

    ResponderEliminar
  11. no passado Domingo, estava eu a passar ao lado do Estadio do Dragão, aquando do golo do Aves...

    estive quase para tirar fotos...mas apenas enviei um sms ao conbicanca Vitor...

    Saudações ao "Peras".

    ResponderEliminar
  12. O Pedorido gosta muito de falar do GLORIOSO!!!

    Será por ter nascido ao lado da minas do POJÃO, e estar todo contaminado com CARVÃO!!!

    Nós fomos, somos e seremos sempre os MELHORES, que queira quer não queira!!!

    Cego não é aquele que não vê, mas sim aquele que não quer ver!!!

    Que felicidade a minha no final do jogo quando os MORCÕES, em vez de apoiarem a equipa entuavam cântico contra o meu clube.

    E a "PORRADA" que existiu nos Aliados, FANTÁSTICO são mesmo ARRUACEIROS!!!

    Faz-me lembrar o jogo na Catedral!!!

    Parabens ao Setubal por se ter mantido na Bwin Liga!

    ResponderEliminar
  13. Mas é claro que gosto de falar no glorigozo... aliás, não gosto, adoro!

    Tirando o Gato Fedorento, poucas coisas me fazem rir tanto como o benfica e tudo o que lhe seja relacionado!

    A sua frase dos "melhores" é sintomática do que acabei de dizer... "Qunije a zero!"

    Gostei do pormenor das minas e do carvão! Mas não é Pojão, é PEJÃO!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Permitam-me um off-topic.

    Já todos sabemos que o record é o jornal mais aziado com as vitórias portistas. Já várias vezes o demonstraram... mas como este ano nunca tinha visto!

    Vejam estas duas capas, uma quando os lampiões foram campões pela última vez, e a capa da última segunda feira, logo após o Porto ser bi-campeão e descubram as diferenças... LINDO!!

    Capa 1

    Capa 2

    Como é que em dois anos sem ganhar a ponta dum chavo o clube do regime tem mais 3 campeonatos??? É obra!!!
    É por estas e por outras que agradeço o facto de existirem lampiões!

    ResponderEliminar
  16. Dizer que o fcp este ano foi o mais prejudicado, faz-me rir.....
    Podem é não ter sido tanto beneficiados, mas mesmo assim, o foram. Os gajos que frequentam as casas de alterne do Reinaldo, que vão com a cosmos ao Brasil, que consomem a fruta, que recebem o ouro de gondomar, ainda arbitram jogos, classificam os arbitros e escolhem as nomeações......
    O sistema continua, e a roubalheira vai continuar....

    ResponderEliminar