quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

FCP: 0 - Arsenal: 0

Depois de ter bebido uns canecos e depois da respectiva água com gás, já estou em condições de escrever umas linhas sobre este jogo.

Não vi a primeira meia hora do jogo porque hoje o trânsito do Porto esteve completamente caótico. E francamente não gostei muito do último quarto de hora, pois achei a equipa demasiadamente passiva. Estava a deixar jogar o Arsenal com algum à vontade, o que podia ter sido perigoso. Depois de ter visto o resumo, cheguei à conclusão que o Porto, na primeira meia hora, controlou sempre o jogo e que o Arsenal só veio ao Dragão para defender o zero a zero.

Na segunda parte o sentido do jogo manteve-se, sendo o Porto a única equipa que queria realmente chegar à vitória. Bem sei que o Arsenal estava a fazer o seu papel e se calhar, teria que ser o Porto a atacar para chegar ao primeiro lugar. Mas o Arsenal fez-me lembrar o Beira Mar ou Setúbal, quando estes visitam o Dragão. A única preocupação foi defender e esperar por um lance fortuito que podesse resultar em golo. Felizmente que isso não aconteceu, permitindo desta forma a qualificação, sem esperar por resultados terceitos. Depois de concluídos os jogos, percebeu-se que o Porto até podia ter perdido porque o CSKA não conseguiu ganhar na Alemanha. Recordo-me de ter dito à 4ª jornada que não acreditava numa vitória dos Russos no Hamburgo. Pois bem, o tempo deu-me razão quando disse isso e quando disse que o Porto era a equipa Portuguesa melhor colocada para seguir em frente.

Depois de um início algo tímido, o Porto conseguiu a qualificação de uma forma totalmente merecida, mostrando que o futebol Português não está tão mal como pintam. No ano passado foi o Benfica a picar o ponto em nome do futebol Português e este ano será o Porto. Tendo em conta as nossas dificuldades financeiras, julgo que o futebol Português só tem que estar orgulhoso pela performance das suas equipas.

Relembro que em 2003 o Porto ganhou a Uefa, em 2004 o mesmo Porto ganhou a Champions, em 2005 o Sporting esteve presente na final da Uefa, em 2006 o Benfica fez uma excelente campanha na Champions e para 2007 ainda poderemos ter alguns feitos assinaláveis. Pergunto se existe algum país europeu com melhor desempenho. Por isso, não estamos assim tão mal!

Nota final para a excelente exibição do Quaresma e quero também sublinhar uma exibição que gostei muito pelo esforço que fez e pela flexibilidade que trouxe ao futebol atacante dos Portistas: Lisandro Lopez.

2 comentários:

  1. Os resultados europeus das equipas portuguesas, traduzem de forma fiel o estado de forma actual de FCP, SLB e SCP:

    FCP - Segunda fase Champions League
    SLB - Taça Uefa
    SCP - Eliminado

    O futebol até tem uma certa lógica.

    ResponderEliminar
  2. o que será que o AF tem a dizer sobre isto? será que perdeu o pio? ou está como o seu treinador - "com tranquilidade...perdemos com o Spartak..."

    ResponderEliminar