quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Crónica de Miguel Sousa Tavares: quantos portistas terão esta opinião?

Pode o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa passar inpune a tudo isto, assobiando para o ar quando lhe falam do assunto e limitando-se a dizer “falem-me de coisas sérias”? Não, não pode. (...) as acusações atingem não apenas a honra do presidente do FC Porto mas a do próprio clube. A única atitute que a honra consente nestes casos é demitir-se.

Pinto da Costa representa centenas de milhar de portistas (...), que têm o direito de esperar que ele prestigie o clube que não dê motivo que atinjam a sua honra. Pinto da Costa permitiu que a sua vida pessoal viesse atingir e manchar o nome do clube. Pinto da Costa fez de Carolina Salgado uma espécie de primeira dama do FCP, miturou-a com a imagem externa do clube, chegando até a levá-la a uma audiência ao Papa.

Entendo que o asqueroso episódio da Dona Carolina Salgado é grave, não pode passar sem consequências e não pode ser o FC Porto a pagar. No lugar dele demitia-me.Mas cada um tem o seu código de conduta e os seus valores de vida.

Pinto da Costa não pode continuar assim tranquilamente com as mesmas companhias e o mesmo mundo nebuloso em que se mexe, sem que isso cause danos ao clube e divida a nação portista entre os que calam e consentem e os que não consentem nem calar nem consentir.

(...) o tempo, o seu poder e o seu estilo não cabem no mundo de hoje. Lá fora há todo um mundo de gente que anseia pelo dia em que o futebol volta a ser um teritório de luz, habitado por gente como aquela que gostamos de receber em nossa casa para jantar.

Pinto da Costa não pode chutar para canto. Tem pelo menos de pedir desculpa aos sócios pelo dano que está a causar e dizer que em Tribunal vai clarificar tudo

19 comentários:

  1. Se houvesse mais vozes como esta a chamar os bois pelos nomes; se não ouvesse tanta gente a pagar o prazer das vitórias com o silêncio ou a complacência perante a vigarice; se não houvesse tanta cabeça de alho chouço que desculpabiliza os vícios dos seus ídolos contra-atacando com os vícios dos rivais; se não fosse isso, talvez estes «senhores», que não têm feito outra coisa senão abusar indecentemente da ingenuidade dos pagantes, nunca tivessem sido ninguém na vida. E talvez o futebol não estivesse no lodaçal em que se afunda cada vez mais.

    E não é só pelo futebol que esta situação me repugna. Do mal o menos se fosse só o futebol. Pior é que o futebol é a caricatura grotesca do país, onde para o bem e para o mal queremos viver.

    A natureza vil da vigarice não muda com a cor dos clubes.

    O futebol é apenas a mais importante das coisas sem importância.

    Mais importantes do que o futebol, e que as vitórias,são (entre outras coisas)os princípios.

    JMMA

    ResponderEliminar
  2. O dito livro acusa não condena. Os tribunais é que fazem justiça, não os livros.

    Pinto da Costa não foi condenado por nada. A sua vida pessoal não vem ao caso.

    Demitir-se porquê?

    MST, que foi acusado recentemente de plágio, talvez devesse demitir-se então de escritor... Ah Pois não, são boatos...

    ResponderEliminar
  3. José Veiga, volta, estás perdoado.
    Pelo critério de que acusação não é condenação até te podes candidatar a director do FCP; ou na lista do Sr. Madaíl.

    ResponderEliminar
  4. É só poetas...

    de hoje em diante tudo o que o PC ou o FCP façam serve de escudo e desculpa para justificar as frustações/imcompetência/incapacidade alheias!

    Para mim isto é que é assobiar para o lado. "Ah e tal, nós não ganhamos nada porque somos fracos, é porque os outros são uns corruptos!"

    Looooooosers!

    Líricos...

    ResponderEliminar
  5. Pedorido,

    você ainda não percebeu que ninguém está a justificar nada?

    ResponderEliminar
  6. Cego não é aquele que não vê. Cego, é aquele que tem olhos mas não quer ver...tb pode ser daltónico...ou ver outras coisas...muito bem Sr. Lírico!

    ResponderEliminar
  7. Cego é aquele que não vê o que os outros vêem, porque não vê o que quer mas o que pode. Também porque ver não é desejar ver o que outros querem ver, mas ver o que se deseja ver!

    Este blog está a ficar do melhor ... não está????!!!

    E já agora... (relativamente ao processo de transferência do JVP para o SCP)onde param os tais documentos que o Sr. Veiga ía mostrar se o SCP não o fizesse?
    Será que o mostrado pelo SCP na judiciária foi o suficiente para calar o Veiga? Será que está na forja outro arranjinho à boa moda portuguesa? Será que a verdade vai ficar por se saber... uma vez mais? Será que haveria mesmo alguma coisa escondida (para além dos 3 milhões!) como o Veiga dizia?

    Bom... isto é sempre assim com gente séria!!! Os cães ladram e a caravana passa!!!

    AF

    ResponderEliminar
  8. ... só que neste caso a caravana são eles porque vão para onde querem fazendo o que lhes apetece...! Os cães somos nós porque apenas podemos ladrar e ficar a vê-los passar... tal como no anúncio dos 2 cavalos à uns anos na TV!

    AF

    ResponderEliminar
  9. «No lugar dele demitia-me. Mas cada um tem os seus códigos de conduta e os seus valores de vida»
    (MST)

    ResponderEliminar
  10. Não, ainda não percebi. Talvez se me fizeres um desenho eu lá vá!

    "se não ouvesse tanta gente a pagar o prazer das vitórias com o silêncio ou a complacência perante a vigarice;"

    "se não houvesse tanta cabeça de alho chouço que desculpabiliza os vícios dos seus ídolos contra-atacando com os vícios dos rivais;"

    Se isto não é justificar, então é o quê? O autor tá a dizer que se não acontecesse X então não existia Y. Isto não é uma justificação?

    Bah...

    ResponderEliminar
  11. Desculpa Luís, mas agora não percebi!

    Só respondes pelo que escreves? Então o que foi aquele post atrás? Ahhh... tavas a fazer de advogado do diabo? Ou então era para outro PEdorido e eu é que fiz confusão!

    ResponderEliminar
  12. Que eu saiba, a justiça apoia-se na base da presunção de INOCÊNCIA, não na presunção de culpa.

    Mas este caso já está julgado à partida. Já temos culpado, nem é preciso julgar nem nada... é mandar o homem directo para a prisão e todos os males do mundo e arredores acabam como que por magia! A fome, guerra, SIDA... e o mundo passa a ser um sítio melhor para se viver!

    ResponderEliminar
  13. Tenham calma senhores, pois trata-se apenas do Presidente de um clube regional e da sua antiga DAMA de companhia

    SC

    ResponderEliminar
  14. "se não ouvesse tanta gente a pagar o prazer das vitórias com o silêncio ou a complacência perante a vigarice;"

    "se não houvesse tanta cabeça de alho chouço que desculpabiliza os vícios dos seus ídolos contra-atacando com os vícios dos rivais;"

    Não fui eu que escrevi.

    ResponderEliminar
  15. Esta «senhora», que já começou a ser diabolizada na praça pública (e ainda a procissão vai na praça), foi durante 6 anos a 1ª dama do FCP. Foi ela que o intocável Pinto (da Costa da Caparica), exibiu nas bancadas do Estádio da Luz, ao lado do guarda Abel, e levou a passear aos corredores sagrados do Vaticano.

    Essa é que é a grande questão, independentemente das diferentes percepções que tenhamos sobre tão desvairada realidade.

    ResponderEliminar
  16. «Sucede que a corrupção no futebol é uma ínfima parte da corrupção geral do país. E serve sobretudo para a esconder.»
    Vasco Pulido Valente - PÚBLICO

    Vá lá, amigo Luís Marques, já que a corrupção e quejandos lhe interessam tanto, deixe de escrever só sobre futebol e a Carolina e diversifique os alvos: fale das Câmaras, do financiamento dos partidos políticos, dos empreiteiros, da indústria farmacêutica... - olhe, não quer começar a escrever no Boticário?

    ResponderEliminar
  17. Concordo inteiramente consigo: "E não é só pelo futebol que esta situação me repugna. Do mal o menos se fosse só o futebol. Pior é que o futebol é a caricatura grotesca do país, onde para o bem e para o mal queremos viver."

    ResponderEliminar
  18. «Maria José Morgado (...)tem pela frente o mais formidável dos obstáculos: Portugal. O Portugal real que tanto se indigna com a compra de um árbitro pelo dirigente X, se este for do clube que se odeia, como se apressa a encontrar mil desculpas para o desfalque do dirigente Y, se el for «dos nossos». DN, 16-12-06

    «O livro best-seller deste Natal não põe à vista apenas o mundo sujo do futebol; olhando com atenção é o rosto da Nação que nele difusamente se vislumbra»
    JN, 15-12-06

    ResponderEliminar