segunda-feira, 23 de outubro de 2006

SCP: 1 - FCP: 1

Resultado jeitoso, exibição morna. Esta é a minha interpretação do jogo grande deste fim de semana. O resultado acabou por ser melhor do que a exibição, uma vez que o Porto apenas conseguiu jogar bem a espaços.

O Sporting entrou bem, conseguindo exercer uma grande pressão, obrigando por isso, o Porto a recuar. Nesta primeira parte a equipa da invicta só conseguiu ter algum domínio durante 10 a 15 minutos. O restante pertenceu ao Sporting, que acabaria por marcar já muito perto do intervalo por Djaló e depois de uma falha de marcação do Paulo Assunção.

Ao intervalo Jesualdo trocou Paulo Assunção por Jorginho, dando um sinal à equipa que as coisas tinham que mudar. E Quaresma fez-lhe a vontade depois da meia oferta do Ricardo. Depois, o Sporting foi sempre a equipa que mais tentou chegar ao golo, cabendo ao Porto espreitar por uma falha da equipa leonina. O jogo acabaria por terminar com um empate, embora reconheça que para os adeptos Sportinguistas, este empate saiba a pouco.

Nos primeiros 5 minutos disse para a família que estava a ver o jogo em minha casa: O Porto não perde. Foi uma afirmação arriscada, mas estava seguro que dificilmente o Porto perderia este jogo. Embora o Sporting jogue muito bem à bola, o Porto acaba por ter uma equipa mais pesada, ou seja, uma equipa mais madura. Consegue perceber quando é que deve defender com unhas e dentes e quando é que deve atacar. E é curioso como é que uma equipa mais nova consegue ser mais madura. Sim, porque embora muita gente não se aperceba, a média de idades do FCP foi inferior aos dos putos maravilha do Sporting. E não tivemos o Anderson, pois se isso tivesse acontecido, a diferença ainda era mais notória. Para os curiosos, eis as médias de idades:

- 11 do FCP: 23,9 anos;
- 11 do SCP: 25,3 anos;

- 14 do FCP: 24 anos;
- 14 do SCP: 25 anos.

Na minha modesta opinião, a equipa portista consegue ser mais madura, pois os seus jogadores tem mais jogos nas pernas, quer nacionais, quer internacionais. O Porto tem tido uma presença habitual na Champions, o que confere aos seus jovens jogadores uma maturidade superior. Mas isto é a minha opinião.

Bom, em suma o resultado foi melhor do que a exibição, sendo que o empate foi muito importante para o próximo jogo dos Dragões. Por isso, venha de lá o Benfica!

1 comentário: