domingo, 29 de outubro de 2006

Porque o céu é azul (Porto-Benfica por um benfiquista)

Três pontos prévios:

1- Parabéns ao FC Porto e aos portistas. Em 2 anos é a primeira vitória no Dragão sobre o Benfica, por isso estão de parabéns.
2- Parabéns ao árbitro. Já não via um Porto-Benfica sem casos e com tanto fair-play há muito tempo. Se Lucílio Baptista tivesse apitado o Benfica-Amadora, de certeza que o Micolli tinha jogado esta noite.
3- O Benfica teve azar, porra!

O Benfica começou o jogo um pouco apático, e o FC Porto galvanizado pelo estádio cheio, entrou com uma disponibilidade física impressionante.

Era muito importante o Benfica segurar as investidas do Porto neste período. Mal comparado e sem querer ferir susceptibilidades (longe de mim), o Porto parecia o touro quando entra na arena. Só pára quando está cansado.

Quando o Benfica estava quase a passar este período fulcral para o desenrolar do próprio jogo....pimba... remate de Postiga do meio da rua, bola ressalta em Lisandro e trai o incrédulo Quim. Um a zero.

O Porto galvanizou-se ainda mais. Era importante o Benfica marcar um golo o mais rapidamente possível, e por 1,5cm a bola não entra, após remate cruzado de Leo. O Benfica começa a dar mostras de poder reagir...mas, qual golpe de mágica... o Harry Potter do dragão marca um daqueles golos de antologia, que diga-se em abono da verdade, já não espanta ninguém.

Iamos com 20m. O jogo estava a correr mal. Até ao intervalo o Porto foi dominando um Benfica que tentava reagir a dois golos de rajada, sem perceber muito bem como. Quando Kikin Fonseca a 2 metros da baliza remata à queima roupa, para a intervenção por instinto de Helton...temi o pior.

Percebi que o Benfica estava com azar, e o Porto embora o merecesse, estava com a estrelinha da partida. Se até ao intervalo os azuis e brancos têm marcado o terceiro golo, o Benfica poderia ver-se vergado a uma derrota daquelas que daqui a 10 anos ainda são lembradas nas discussões de café.

Ainda assim, antes do intervalo Paulo Jorge tem mais uma oportunidade flagrante nos pés, mas permite mais uma grande defesa de Helton. Decididamente não era a noite dos encarnados.

Na segunda parte tudo foi diferente. O Benfica dominou por completo a partida, e acabou por chegar ao empate com alguma naturalidade. Após o segundo golo, o Benfica esteve até mais perto de ganhar a partida do que o próprio FC Porto.

Mas, quando todos já se resignavam com o empate, e porque o céu é azul, o Porto acabou por ganhar com um golo caido das nuvens.

2 notas a reter
- o campeonato, tudo indica vai ser equilibrado até ao fim. Daquilo que vi, as equipas equivalem-se. O Porto parece ter mais “ganas” própria da sua juventude, mas o Benfica parece-me mais maduro. E faltavam Rui Costa, Micolli e Karagounis.
- Fernando Santos não tem tido sorte. Já em Paços a equipa (depois de excelente exibição) cede o empate nos descontos. Como a sorte e azar fazem parte da teoria das probabilidades, deixa-me com alguma confiança para o futuro, o facto de o FC Porto esta época ainda não ter sido bafejado pelo azar (vide jogo com o Sporting no Alvalade XXI).

Conclusão: não sei se o resultado é justo ou injusto. O que sei é que o Porto colocou 3 batatas lá dentro contra duas do Benfica...por isso o pragmatismo dos golos é que fazem a justiça no futebol.

Uma vez mais parabéns ao FCP.... mas daqui a uns mesinhos, cá vos esperamos com Robert ou sem Robert, com perú do Baía ou sem perú do Baía.

12 comentários:

  1. Meus caros...

    Já chega de tanta "Vaca".... venham de lá esses "Perús"!!

    E agora a verdade é só uma: o FCP já foi a Braga, a Alvalade e recebeu o SLB (folha feita já à 8ª jornada) e está na frente!
    SCP e SLB ainda têm de se defrontar entre si, e disputar um jogo com o Braga! O SCP continua a sua saga já para a semana... com o Braga. o FCP pode adiantar-se ainda mais na frente! Prepara-te coração!
    Portanto, e apesar de a procissão ainda ir Adro, há gente que leva já um andor mais leve!!


    Luís Santos

    ResponderEliminar
  2. depois de ver o resuno na TV:
    1 - O Simão já manda no Fernando Santos. A terminar diz: Falta um minuto. Não saio. Mai nada!!

    2 - Ao contrário do que vi no estádio (estava muito longe), aquela entrada sobre o Anderson é de arrepiar. Com um árbitro mais atento (para não falar em coincidências), o grego podia ir para a rua.

    ResponderEliminar
  3. Ó Luis, não é nos clássicos que se perdem campeontados.

    De que vale ganhar um jogo grande (Porto, Sporting, Braga) se depois se se empata com o Paços ou com o Beira Mar?

    É com os pequenos que se perdem os compeonatos, não com os grandes.

    O Benfica o ano passado ganhou duas vezes ao Porto e ficou em terceiro e o Porto foi campeão.

    ResponderEliminar
  4. A jogada do Andersson é uma jogada tipica de futebol.

    O Katsoranis corta a bola, mas prende a perna do Andersson. Nunca poderia ir para a rua.

    As opiniões do painel dos árbitros do "Jogo" dividem-se entre falta/não falta e cartão amarelo/não cartão amarelo. Mas nunca o vermelho bolas.

    Aliás durante o jogo tens uma jogada idêntica entre o Bruno Alves e o Simão (2ª parte), em que o Simão é abalroado e cai redondo no chão, mas como o jogador do FCP toca 1º na bola, meu amigo.... Felizmente não teve as consequências do Andersson.

    Para mim é futebol.

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente, Luís!
    Neste capítulo o SCP está em pior que o SLB, pois os ponto perdidos com os "pequenos" tinham-lhe dado a liderança neste momento.

    Mas a verdade é que o entre o o SLB e o FCP, este já leva vantagem! E este é um facto evidente, matemático! O FCP não tem perdido pontos com os pequenos e leva vantagem sobre os mais directos adversários

    .... para mal dos meus pecados!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  6. Calma, amigos, vamos só na 8ª jornada. Com as diferenças pontuais hoje existentes podíamos até estar a 4 jornadas do fim que muita água havia ainda de correr sob as pontes.

    Sobre o jogo do Dragão, dou os meus parabéns (não ao FCP, porque sou alérgico) mas sim aos meus amigos portistas.

    Já que a festa não calhou ser nossa («calhou» é o termo exacto) felicitemos os nossos amigos por lhes ter sido sorrido a eles («sorrido» é o termo exacto).

    ResponderEliminar
  7. Caros bloggers!

    Não posso deixar de recomendar a leitura do artigo (de opinião?) no site do FCP (www.fcp.pt) sob o título "Afinal, há justiça".

    Não vou fazer qualquer comentário!
    Deixo ao V. cuidado!
    Uma autêntica "peça de arte"!

    Que a V. semana de trabalho comece, pelo menos, de forma mais... "arejada"

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  8. :))

    Dei uma s belas gargalhadas.

    Ao menos podiam disfarçar um pouco!

    ResponderEliminar
  9. do jogo acho que ja disseram tudo,o porto foi feliz no ultimo minuto,resultado justo com as equipas a dividirem a superioridade,embora o fcp quando esteve por cima foi mais perigoso,dai dizer que foi justo.de relembrar que o grego merecia amarelo na entrada sobre anderson,que pelo que parece so volta a jogar para o ano,infelizmente,mas deve la haver outro para o substituir,nao vamos chorar,nem dizer que foi coisa premoditada pelo benfica,apenas pensar positivo e regresso rapido!!!

    realmente o porto ja jogou com os teoricamente mais fortes,braga,benfica e sporting,saldo positivo,enquanto que estes ainda nao se defrontaram,a ver vamos como vai ser!!!mas deles alguem vai perder pontos


    por ultimo,nao sei se viram,mas se nao viram,vejam a reportagem da sic sobre o jogo,onde se ve o sr.veiga,a fazer sinais para os adeptos do fcp e no fim a discutir com pessoas ligadas ao clube,realmente é de gente com pouco fair-play,nao sabem perder,mas que se lhe fazer????de notar que estas imagens so aparecem na sic,em mais nenhum orgao de comunicacao social,porque sera?se fosse um dirigente do porto,provavelmente seria capa de todos os jornais e abertura de televisoes,mas é do benfica...para quem falou tanto durante a semana

    ResponderEliminar
  10. Isto é ridiculo demais, o clube mais CACETEIRO da última década (o Clube dos ARguidos) anda a reclamar uma entrada do katsouranis, que diga-se nem falta foi, o Katsouranis toca 1º na bola e o toque no jogador é posterior e inevitávél...isto é completamente irrisório, os adeptos do clube dos arguidos não têm a minima noção do ridiculo, enfim.

    ResponderEliminar
  11. Realmente um escândalo um jogador ter a perna fracturada e ser dado como apto para reentrar em jogo.
    Parece que não é só o Departamento Médico do Benfica que é incompetente... um jogador com uma fractura no peróneo tem de ser imobilizado e engessado imediatamente!

    ResponderEliminar
  12. É um facto que a lesão do Anderson é uma infelicidade. É sempre de lamentar que alguém tenha de ficar impedido de exercer a sua profissão. Mas acreditem que não vai ter de apresentar baixa, nem o seu salário será afectado... tal como seria o meu... ou o Vosso!
    E o futebol do FCP? Será que esse vai ficar de baixa? Será coincidência que os jogos (ou período de jogo) onde o Anderson não esteve, foram os menos conseguidos? Não será esta situação que estará realmente a gerar todo este alarido?
    Depois do que se passou com o Pedro Mendes ou com os 2 Guarda-Redes do Chelsea em Inglaterra (e recorde-se que nenhum dos prevericadores foi punido) não se viu este ataque que agora se verifica por parte do FCP (as mensagens do site OFICIAL são uma autêntica vergonha e relembram-me o Mein Kampf!). Claro que investir e desenhar uma estratégia baseada num jogador pode levar tudo a perder... mas essa não será a forma mais profissional de abordar as competições actuais.
    Que dizer das sucessivas tentativas dos jogadores do Beira-Mar em magoar João Moutinho? É também esta uma estratégia possível!

    Haja bom senso e ponderação! O futebol move massas! Quem não as sabe gerir deve abandonar ou ser responsabilizado pelas consequências indirectas das suas acções!

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar