terça-feira, 17 de outubro de 2006

FCP: 4 - Hamburgo: 1

Nos dias que correm, ganhar por 4-1 na chambions é um feito extraordinário. Por isso, estou curioso para ver o que algumas vozes criticas dirão relativamente ao trabalho de Jesualdo. É que ultimamente estavam-se a erguer algumas opiniões de pessoas que se julgam muito espertas como colunistas nos jornais desportivos.

Quanto ao jogo jogado, que é o que realmente importa, o FCP fez uma exibição tanto segura como inequívoca. O início do jogo foi muito difícil, pois o S. Pedro fez o obséquio de dar uma descarga de água, fazendo com que pela primeira vez visse o relvado do dragão ensopado em água. Mas se por um lado a dificuldade era muita, por outro a inteligência dos jogadores foi superior, pois com um relvado pesado, a opção foi jogar simples e de forma directa.

Por isso, não foi de estranhar o golo de Lisandro aos 14' depois de uma assistência primorosa de Anderson. Feito o golo, o Porto não caiu na tentação de defender o resultado e foi à procura do segundo golo que viria a acontecer muito perto do intervalo pelo outro Argentino, Lucho.

Na segunda parte, o FCP deu a iniciativa do jogo aos Alemães, mas nunca descorou o ataque. E é aqui que mora a grande diferença entre Jesualdo e Adriaanse. O primeiro prefere um jogo mais contido e pensado, enquanto que o segundo preferia a loucura do ataque sem medir o perigo de sofrer golos. É que um resultado de 2-0 não é nada seguro, pois caso a equipa contrária marque um golo, o resultado directo é uma injecção de adrenalina e motivação que pode ser fatal. E foi o que aconteceu no ano passado frente ao Artmédia: O Porto ao intervalo ganhava por 2-0 e terminou o jogo com uma derrota por 2-3. Mas ainda bem que o professor não vai nessa cantiga. Isto é, primeiro defender aquilo que foi conquistado com muito suor e só depois pensar em ampliar a vantagem.

Até ao final, dizer que Postiga voltou a molhar a sopa e que Lisandro bisou numa exibição muito agradável. Relativamente ao Postiga, é engraçado ver as mudanças que existem no mundo da bola. Há uns tempos atrás, o jogador era assobiado. Hoje quando foi substituído, era ver o público a bater palmas de pé.

Nota final para a estreia de Fucile. Gostei do puto. Impressionou-me a descontracção do Uruguaio, tendo em conta que era a sua estreia, ainda por cima numa competição como esta. Parece-me ser um defesa muito concentrado a defender, que sobe bem, tendo como característica a enaltecer o facto de centrar muito bem. Sim senhor. É caso para dizer: Aguenta-te Bosingwa.

11 comentários:

  1. Vitória meritosa do FCP, mas sem querer agitar as águas, fiquei surpreendido ao ouvir na TSF quando voltava para casa, que esta equipa é a penúltima do campeonato alemão...e que esta época ainda não ganhou qualquer jogo oficial!!!

    Era uma grande surpresa (e todos sabemos que elas existem) se o FCP não ganhasse com alguma facilidade.

    ResponderEliminar
  2. Melhor que um jogo com muitos golos só dois jogos com muitos golos.
    Duas grandes vitórias dos meus dois clubes, ontem à noite.
    Há coisas fantásticas não há?

    ResponderEliminar
  3. ;)estamos de parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  4. fala-se tanto dos putos marabilha do sporting,facam as contas a esta equipa velhinha do porto,onde o mais velho era o helton e o lucho

    ResponderEliminar
  5. Pois é.... e são todos feitos e criados no FCP!!!

    Grande escola.... só se for de porrada!

    Fala-se, de facto, na escola do SCP e dos seus putos maravilha porque é uma realidade. Em relação ao FCP isso é uma ficção!

    Mário Dias

    ResponderEliminar
  6. pois é,realmente tem razao...

    fique la com os campeonatos de iniciados,que eu prefiro os dos mais crescidos

    ResponderEliminar
  7. Oh meu amigo...

    Nunca disse que era do Sporting... a precipitação é inimiga da verdade! Pois não sou! Mas reconheço que a escola do SCP já deu muitas alegrias a bastantes clubes nacionais e não só. Nomes como Futre, Figo, Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão, Moutinho, Nani não em quantidade e qualidade em muitas escolas de futebol por esse mundo fora! Comparar o que se faz em Alvalade na formação (e a qualidde dos jogadores jovens que por lá andam... e andaram) com o que se vê pelo FCP é, no mínimo, caricato e até ridículo! Ponham-se no V. lugar! Ganhem lá os campeonatos dos crescidos... mas estes não vos pertencem! É que a corrupção não chega aos jovens!

    Por acaso já tinha reparado que V. é mesmo insistente! Diz sempre qualquer coisa só para não ficar calado! Deve sofrer de qualquer síndroma de solidão...
    Deixa lá a malta dar umas bocas sem ter ver sempre o seu nome logo a seguir nos "posts". É um bocadinho aborrecido!!!!

    Mário Dias

    ResponderEliminar
  8. :-))))

    José Fonseca

    ResponderEliminar
  9. Oh amigo Mário,

    Posso concordar com muito daquilo que diz, mas dizer que os campeonatos não pertencem ao Porto?? Esse argumento da corrupção está totalmente esgotado. Quem nunca ganhou um campeonato tendo vitórias discutíveis, que atire a primeira pedra. Poderá o Mário atirar a primeira? Eu não.

    ResponderEliminar
  10. Eu posso caro Vitor!
    Sou da Académica! Da Briosa à 42 Anos!
    Não digo que os campeonatos não pertencem ao FCP. Digo sim que houve muitos erros que se cometeram... e foram mais do que simples coincidências da inerente capacidade humana de desvirtuar o real, ou seja, imaginação!
    Francamente: também não me esqueço do que se passou nos anos 60 com o SLB (períodos de descontos com mais de 15 minutos... vitórias quase por decreto... jantares à luz da vela em casas de alterne em Paderne.... prática, aliás ainda em vigor...etc). Esta é a questão principal que o FCP (ou melhor, a sua massa associativa) nunca perdoou... a vingança estaria a caminho... iria servir-se fria e muitos anos mais tarde! O FCPhaveria também de ter a sua hegemonia nacional Havia de vir! Agora, quando as contas do passado estão saldadas, já não se pode falar de corrupção porque... bom... porque afinal todos "comemos" do mesmo.. não? CLARO QUE NÃO! Há que punir quem tem de se punido. Se são só os que estão envolvidos no processo Apito Dourado? Claro que não... mais nomes havia para citar (além do Pinto da Costa e Valentim Loureiro) tais como Mesquita Machado, Pimenta Machado, Fernando Martins, João Rocha.. o do Farense que levou o clube à miséria (... não me lembro agora do nome...). Não sou adepto do "Pronto.... como todos falharam vamos lá esquecer isto" ou "...está muito gasto e vamos mas é para outra"! E os outros que têm levado sempre por tabela (pois... porque para haver beneficiados tem que haver prejudicados!) que devem fazer? Atirar pedras é que não...

    ResponderEliminar
  11. Pois é, pois é.... muito bom caro Anónimo (Mário?)... muito bom...
    À lista ponha ainda 2 do meu clube que gostaría de ver punidos: Sousa Cintra e Jorge Gonçalves!

    José Fonseca

    ResponderEliminar