quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Colunista convidado, por JMMA

ODEIO QUANDO ISSO ACONTECE

Um dia destes, ainda eu sonhava com um Benfica capaz de altos voos na Europa, fui multado pela brigada de trânsito. Motivo: circular com as luzes apagadas.

(Sim, e depois?)

E depois o caraças! Eram 11 horas da manhã num daqueles dias de sol «125 azul»!

Parvo fui eu. Uma molhada de carros com pisca-pisca parados na berma e respectivos condutores a contas com os eficientes zeladores da nossa segurança… O que é que se havia de esperar? Uma descarada e traiçoeira caça à multa, pois claro! Odeio quando isso acontece.

Aliás, ajuntamentos à beira da estrada são tudo o que há de mais odiento. Se não é alguém que se espetou, das duas uma: ou andam ninfas pelo bosque ou bófias emboscados. Volta e meia, os guardas, maçados de não fazer nada e ansiando distracção, juntam-se em trupe à beira da estrada e vá de espremer o pessoal com dedicação e método. Odeio quando isso acontece.

De maneira que: «Bom dia senhor condutor», bla-bla-bla, «vou ter que o autuar», diz-me o agente matreiro, numa expressão que ainda agora me faz lembrar o Rei Leão (da Disney) e a irmã Lúcia misturados na mesma farda.

Traduzindo para palavras caras a minha fundamental indignação acerca de que merda, ao certo, vinha a ser aquela, sai-se-me Sua Jumência o bota grossa com a justificação do costume: «Sabe, são ordens…» . Odeio quando isto acontece.

Enfim, indecentemente espoliado, resolvi prestar mais atenção ao trânsito durante o resto da viagem. Não falo aqui de excessos de velocidade porque isso nem é problema dos condutores. Problema é, sim, mas da sinalização que está incompleta. É bem evidente que em todas as placas de limitação de velocidade não está lá mas a gente lê «x 2».

De resto, pude até constatar que os portugueses não são maus condutores. Pelo contrário, são bastante bons. Não é qualquer idiota que consegue atravessar incautamente três faixas de rodagem antes de mudar de direcção. E falar ao telefone! Embalar na auto-estrada com o telemóvel ao ouvido na mão das mudanças, não é façanha para artolas. Sim, acho bem que se proíba o telefone, mas não é por causa do risco: é porque o ruído do motor, especialmente em alta velocidade, prejudica a conversa. Só isso.

Há, é certo, o tal senhor da «fragnete», o gajo de bigodes e nariz borracho que guina à má-fila para cima de nós na auto-estrada, fiado na carroçaria e na providência divina. Há, é certo, as senhoras, as ditas ‘incontornáveis’. Tiraram a carta, sim… (mas não se sabe a quem), procedem como se o espelho retrovisor só servisse para ajeitar a maquilhagem e conduzem alegremente em regime de ‘apartheid’ rodoviário, isto é, como se a estrada fosse só delas. Mas isto, para os zelosos agentes da nossa segurança, não trás risco – é prudência!

Portanto, só tenho é que aplaudir esses nossos eficientes zeladores e agradecer, reconhecido, o seu empenho em autuar os prevaricadores da condução, sem luzes, às 11 da manhã. Há lá coisa mais atentatória da boa segurança na estrada! E mesmo que não fosse perigoso. Quando não há dinheiro há que ir buscá-lo de qualquer modo, nem que seja a caçar gambuzinos em pleno dia. A bem da Nação, naturalmente!

Pior que tudo isso, autêntica desgraça sem conformação possível, foi – essa sim – a desilusão que haveria de seguir-se: O Benfica a afundar-se em Glasgow. Se fosse um filme de terror chamava-se «O Regresso da Chapa 3».

A autoridade espolia-nos na estrada indecentemente? Deixá-la, a gente conforma-se. Ver a Águia perdida em campo, feita galinha tonta, a amarfanhar a nossa esperança ante um adversário mediano, isso é que não. Odeio quando isso acontece.

10 comentários:

  1. Depois da derrota do Benfica, só esta crónica para me fazer rir outra vez!!!!

    Muito boa.

    ResponderEliminar
  2. O meu irmão dizia há dias, a propósito do aumento de 16% na electricidade (trenguices.blogspot.com): VÃO GAMAR PARA A ESTRADA!

    E não é que eles foram mesmo e quem padeceu foi o JMMA!!

    ResponderEliminar
  3. Luis, Vitor e demais leitores, parece brincadeira mas não é.

    Vejam só isto:

    Título de um Diário, hoje publicado em Lisboa:

    «Multas de trânsito valem três milhões».

    Subtítulo:

    «No fim do ano, o bolo total pode crescer mais 25%»

    Depois disto, digam lá, o FootBicancas anda ou não anda bem informado?

    Infelizmente, digo eu...

    ResponderEliminar
  4. é bem verdade,infelizmente...

    mas isso das multas é igual por toda a europa,a unica diferença é que em Portugal eles quando estao na estrada,é so para isso,na europa estao a manter a ordem,embora tambem multem quem nao anda em ordem...


    viva o governo,assim a economia vai longe,ainda dizem que ha crise,disse quanto?25%?

    á fonix

    ResponderEliminar
  5. A guarda pensou que estava na IP5.....

    ResponderEliminar
  6. Isso é que é pouca sorte hã???

    ResponderEliminar
  7. Notícia do semanário «SOL»:

    'UMA MULTA POR HABITANTE

    Desde o início do ano, a GNR de Carrazeda de Ansiães já passou mais de mil multas de trânsito aos cerca de 1600 habitantes da vila - ou seja, uma multa por habitante. Os populares estão revoltados e apresentaram queixa. A GNR de Bragança* limita-se a dizer que «a lei está a ser cumprida».'


    * Curioso, comigo o saque deu-se em Vila Real. Não acredito em bruxas, mas que «las hay, hay»

    ResponderEliminar
  8. Isto há coisas "levadas do Diabo"!
    Não é que só depois dos últimos comentários a esta crónica é que percebi que o JMMA foi mesmo multado???!!! Eu pensava que era mais uma alegoria (novamente muito bem feita!) para demonstrar que tudo era aceitável... excepto um desatre com o SLB...! Acho que tenho de tirar férias ou começar a tomar suplementos de fósforo para a minha artrite cerebral!
    Já agora, aviso que esses senhores (que quase sempre falam de uma maneira muito estranha...) "andem por aí!!". Não é que me fizeram o mesmo na A5 (Cascais-Lisboa), na A1(perto de Fátima), na 24 de Julho em Lisboa, na N1 em Leiria, na VCI no Porto (junto ao Estádio do Dragão).... Afinal JMMA, tal como o Natal, Vila Real pode ser em qualquer lado... e sempre que o Homem quiser!!!

    ;-)

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  9. São as exigências do défice, meus caros!!!

    ResponderEliminar
  10. Pela minha parte, e no que diz respeito a multas,já tenho crédito em descontos fiscais até 2100!! Vou mas é andar à boleia e fazer PPR's!

    Luís Santos

    ResponderEliminar