quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

O que são bons resultados?


O que são bons resultados?
Por vezes é dificil avaliar e separar aquilo que são os bons dos maus resultados. Por vezes essa avaliação depende de variáveis cujas métricas não são taxativas. Dependerá, talvez, dos objectivos definidos antes de cada desafio ou então do grau de exigência de cada um. Mas esses objectivos estarão bem desenhados? Serão esses objectivos utópicos ou pecarão apenas por defeito?

Pois bem, feito este preâmbulo passo à questão em concreto. Terá a selecção de todos nós conseguido bons ou maus resultados nos últimos três anos? Terá o seleccionador conseguido bons ou maus resultados? Uns dizem que sim, outros que não. Estas divergências de opinião resultam precisamente da dificuldade que existe na definição das métricas que nos permitam avaliar o que é bom ou mau resultado.

Segundo as minhas, os resultados, não sendo paupérrimos, são maus. E são maus porquê?

Em primeiro lugar, porque o seleccionador Luis Filipe Scolari não teve que jogar a fase de qualificação do Europeu porque Portugal era o País organizador.

Depois, todos os jogos que fez de preparação foram miseráveis.

Veio o Europeu, perdeu a final da competição em sua própria casa perante 60.000 fervorosos e devotados adeptos (considerando que 5.000 seriam Gregos), usufruía de uma base de jogadores que tinham sido campeões Europeus e perdeu a final contra uma equipa que já devia conhecer de trás para a frente. Essa mesma equipa que nos tinha defrontado duas vezes nos últimos dois meses. A primeira, em jogo de preparação empatamos depois de estarmos a perder a maior parte do tempo. A segunda, no jogo de abertura e cujo resultado foi aquele que todos conhecemos. Ou seja, em todas elas não ganhamos contra um equipa mediana do futebol Europeu.

Finalmente e na fase de qualificação ganhou o seu grupo. Aqui entra uma vez mais os critérios de cada um. Eu considero que não fez mais do que a sua obrigação tendo em conta o grupo que nos calhou na sorte.

Olhando para o cenário supracitado, considero que o senhor Scolari tinha obrigação de fazer bem melhor considerando, por isso, mau o seu trabalho. Bem sei que haverá muita gente que dirá: Mas ele fez uma coisa que ninguém fez que foi chegar à final. E eu digo: E depois?

Convido-vos a fazer o seguinte exercicio:
Tentem imaginar a vossa equipa a organizar um torneio com equipas à sua altura (haverá alguém que não considere que Portugal está à altura de qualquer selecção da Europa?). Imaginem que perdem a final em casa contra uma equipa que nem estava entre as melhores do torneio. Consideram que o treinador da vossa equipa fez um bom trabalho? Eu não considerava. Talvez por estar habituado às vitórias. Talvez porque tive um treinador que dizia que as finais eram para ganhar e ganhava. Ou talvez porque sou exigente de mais?

6 comentários:

  1. É como o copo meio cheio meio vazio...
    De qualquer das formas, indo à história, olhando para as anteriores edições, pode-se dizer que os resultados são bons. Talvez com um treinador melhor... Talvez...

    Detesto o Scolari, mas temos que reconhecer que com ele o futebol Português subiu um patamar. Agora está na altura de procurar alguém que nos ajude a subir o próximo.

    ResponderEliminar
  2. Podiamos ter ganho a final do Europeu? Podiamos e deviamos!!!!

    Agora associar esta derrota à sentença de incompetência do treinador, já não concordo....

    Cheira-me a algum sentimento de raiva dspoletado pelo caso Baía!!!

    ResponderEliminar
  3. Quem é que venceu a Grécia na fase final do Europeu...?!?!?!

    ResponderEliminar
  4. O FC Porto emitiu no site oficial um comunicado intitulado "Verdade desportiva ao jantar", onde denuncia um encontro entre José Veiga com um "influente ex-árbitro assistente" num restaurante em Penafiel. O visado é Devesa Neto, um dos arguidos do processo Apito Dourado.

    É a segunda vez esta semana que os dragões publicam um comunicado no site oficial, visando directamente o Benfica. Terça-feira, num texto intitulado “Viva a verdade desportiva!”, responderam a Vieira. Relembram o Estoril-Benfica da época passada, referindo que o que se passou nesse encontro “tresanda a intrujice”.

    Comunicado

    "O clube que diz defender a verdade desportiva, de facto, não parece querer parar de nos surpreender. Como se não bastassem os esquemas e as contratações pouco éticas, agora exibe todo o seu descaramento ao sentar-se à mesma mesa para jantar com um influente ex-árbitro assistente.

    O director-geral do Benfica, José Veiga, esteve ontem a jantar com Devesa Neto no restaurante O Sapo, em Penafiel. À mesma mesa, sem pruridos, reforçando o despudor dos últimos tempos.

    O dirigente abandonou o estágio que a sua equipa está a realizar para o compromisso com o Gil Vicente para participar num repasto que, seguramente, não deve ter servido para conversar em exclusivo sobre da qualidade das iguarias. O Benfica, profissão de um e paixão do outro, terá dado para falar de muitos outros temas."

    ResponderEliminar
  5. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente aqueles que acham que o Scolari vez um grande trabalho, eu pergunto o que acharam do trabalho do Trapattoni, que muitos dissem que fui sofrido teve sorte que o Porto estave mal..

    E eu responde tres jogos - nem uma vitoria contra a grecia...

    ResponderEliminar