terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Comentário à 18ª Jornada


Hoje farei um comentário global à jornada, ou seja, falando dos três maiores nacionais com tudo à molhada como normalmente se diz nas distritais.

Assim, nesta jornada, o Porto perdeu, o Sporting ganhou e o Benfica, com a derrota do FCP, começa a ver uma "estrela" ao fundo do túnel.

Começando pelo líder (acho que há pessoas que se esquecem que o Porto é primeiro), o Porto fez dois jogos totalmente diferentes na visita à Amadora. Na primeira parte, os jogadores pareciam um grupo de amigos que se juntaram e cujo objectivo principal era a jantarada que se seguia ao jogo. Por outro lado, o Estrela parecia uma equipa de atletas de fundo, tal era a correria. Aproveitou bem a apatia da equipa azul e branca para fazer dois golos. Na segunda parte, vi um Porto transfigurado e com vontade de dar a volta ao resultado. Mas depois de chegar ao 2-1, a equipa da Invicta abrandou incompreensivelmente. Quando era suposto e preciso meter a 6ª velocidade, o Porto voltou a reduzir para 4ª. Em suma, o Porto perdeu única e exclusivamente por falta de ambição demosntrada na primeira parte. Há, no entanto, que dar mérito à equipa da Amadora pela primeira parte que fez e pelo dois alas que possuem.

Em Belém, assistimos a um jogo pobrezinho. Duas equipas que queriam em primeiro lugar não perder e depois esperavam por um tiro de sorte. Foi o Sporting que acabou por ser mais certeiro levando por isso os três pontos.

Finalmente na Luz, o Benfica venceu por 3-0. Não vi o jogo (o jogo de pro evolution na playstation estava bem melhor), por isso não posso tecer grandes comentários. Li que foi um jogo polémico, com alguns casos e cujas opiniões relativamente à sua avaliação divergem. Li também que alguns dos jogadores da Académica mostraram-se indignados pelas decisões do árbitro.

Relativamente às arbitragens tenho um teoria, que quem me conhece, sabe que é verdade. Para mim, estas coisas das arbitragens são desculpa de mau pagador. Isto é, quando os resultados não aparecem, a culpa é sempre dos árbitros. Mas a minha teoria diz assim: No final do campeonato, depois de baralhar e tornar a baralhar as cartas, o saldo é nulo. Isto é, as coisas acabam por se compensar. É como na Matemática. Menos com menos dá mais. Aqui só uma excepção: Os clubes pequenos são sempre mais prejudicados.
Durante anos e anos as direcções do Benfica andaram sempre a dizer que o Porto ganhava porque tinha os árbitros a seu favor. Cheguei mesmo a ouvir que o Porto tinha ganho a última liga dos campeões porque foi ajudado. Ora isto é atirar areia para os olhos dos adeptos. Queriam justificar as asneirolas que cometiam com erros dos homens de preto. O presidente do Benfica, chegou a dizer para quem queria ouvir (é claro que os seus adeptos não se lembram) que preferia investir na Liga de clubes do que em jogadores.

Por isso, deixemos as arbitragens e exijamos mais dos nossos clubes. Por exemplo, no ano passado o benfica até foi mais beneficiado do que os seus rivais. Mas pergunto: Terá o Porto merecido melhor sorte com a paupérrima época que fez?

1 comentário: